Como limpar uma necrose?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

· Papaína Creme ou Gel 10%: indicado para lesões com necrose seca ou húmida com baixo exsudato. Dissocia as moléculas de proteína (desbridamento químico), age como anti-inflamatório, bactericida e bacteriostático, acelerando o processo cicatricial.

Necrose Seca (de coagulaçao) Desbridamento Hidratação Papaína 10% gel Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrocolóide placa ou Gaze úmida com SF Realizar escarotomia antes da aplicação do produto e se necessário desbridamento mecânico para acelerar o processo (Enfermeiro ou Médico).

O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3). A base de colagenase é a mais utilizada com bons resultados.

O tratamento da fasciite necrosante consiste na remoção do tecido morto e administração de antibióticos por via intravenosa. Frequentemente, devem ser extraídas grandes quantidades de pele, tecido e músculos e, em alguns casos, é necessário amputar um braço ou uma perna afetada.

A colagenase atua promovendo a remoção do tecido necrosado de crostas presentes na ferida, acelerando a cicatrização e diminuindo o risco de infecção.
...
A pomada de colagenase serve para tratar:

  • Feridas;
  • Úlceras;
  • Escaras;
  • Necrose;
  • Gangrena;
  • Queimaduras.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Gangrena seca: caracteriza-se pela desidratação dos tecidos necrosados (tecidos com células mortas), que se tornam escuros e secos. Devido a isso, essa gangrena é conhecida como mumificação.

O desbridamento pode ser dividido em dois tipos: o instrumental conservador e o instrumental cirúrgico. No caso do conservador, pode ser feito a beira leito, com ou sem anestesia local, e consiste na remoção única do tecido necrosado.

Nas fases iniciais de necrose avascular, os sintomas podem ser reduzidos com a medicação e terapia. Nos casos avançados a opção é cirurgia, para descompressão, remodelação, transplante ósseo ou substituição da articulação.

O processo de tratamento de uma ferida preta, caso seja constatada a infecção, envolve uma série de ações que devem ser realizadas em conjunto. A primeira delas é o tratamento com antibiótico via oral para combater a infecção e, assim, abrir espaço para que o organismo promova a cicatrização.

Aspectos morfológicos da necrose
Como características comuns macroscópicas, podemos ter: diminuição da consistência e da elasticidade devido a liso dos constituintes celulares e alterações na coloração e no aspecto geral da célula.

Pode remover as células mortas da pele através da esfoliação, um processo que ainda melhora a circulação, torna a pele mais brilhante e mais recetiva a absorver o seu hidratante de eleição. A esfoliação remove as células mortas das camadas externas da pele.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Para melhorar os efeitos deste tipo de desbridamento é necessário manter a ferida úmida com soro fisiológico e curativos com hidrogel, ácidos graxos essenciais (AGE) e alginato de cálcio; Cirúrgico: consiste na cirurgia para remover o tecido morto de uma ferida e é feita em casos em que as feridas são grandes.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

Evolução da necrose
A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro. A evolução mais temida da necrose é a gangrena, quando a área já sofre influência do ar (ressecamento) ou a infecção bacteriana sobreposta a uma área previamente necrosada.

Necrose. A necrose cutânea após a cirurgia pode se manifestar em quadros leves, que demandam intervenções conservadoras, como uso de pomadas e hidratantes, até casos mais graves que podem demandar nova intervenção cirúrgica.

Continuar lendo Como reverter a necrose?