Como limpar um abscesso?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Lave-o com um sabonete antibacteriano neutro e use água quente para limpar; higienize toda a pele em volta da bolha. Use uma toalha limpa e macia para secar a pele (sem esfregá-la). Caso prefira usar algo mais forte que sabão, compre um antisséptico dermatológico.

O abscesso é um pequeno caroço formado por tecido inflamado e pus, que causa intensa dor local, além disso a área pode estar vermelha e quente, cheia de micro-organismos. Não é recomendado tentar estourar o abscesso para evitar que infeccione, por isso as compressas mornas são indicadas.

Como é o tratamento do abscesso?

  1. O tratamento do abscesso vai depender de seu tamanho. Em alguns casos, basta tratá-lo com o uso de compressas quentes e determinados medicamentos.
  2. Nos casos mais sérios, pode ser necessário drenar o abscesso. ...
  3. Outros medicamentos podem ser usados para auxiliar no tratamento do abscesso.

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

Como é feito o tratamento
Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção. Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

Injetar anestésico local utilizando agulha de calibre 25 ao longo da linha de incisão sobre a cúpula do abscesso ou, de modo mais eficaz, como um bloqueio de campo ao redor de todo o abscesso; em alguns locais, também pode-se usar bloqueio do nervo.

É perigoso, pois pode até levar à morte com a terrível gangrena de fournier, portanto, não facilite.

Alguns abcessos pequenos podem ser tratados com compressas quentes sobre a região afetada, promovendo a drenagem espontânea do mesmo. Em outros casos, faz-se necessária a drenagem do abcesso. Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.