Como limpar sujeira do umbigo fundo?

Perguntado por: emello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo (gastrocirurgião)!

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver infecções — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.

Vá ao médico para tirar uma bola preta de sujeira do umbigo.
Um umbigo profundo que não for limpo do jeito certo pode acumular sujeira, fiapos e oleosidade. Esses materiais podem endurecer com o tempo, formando uma massa escura. Nesse caso, procure um médico, que pode remover a bola com a técnica certa.

O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.

Os procedimentos abdominais, para definir a barriga e retirar aqueles pneuzinhos já são famosos. Mas não é só a flacidez abdominal que incomoda ao paciente. Muita gente reclama também do umbigo. A boa notícia para essas pessoas é que é possível sim mexer no umbigo.

É nele que se conecta o cordão umbilical, a comunicação entre o embrião e a placenta. Além de garantir a alimentação do bebê, é responsável pela respiração.

a limpeza do umbigo do bebê deve ser realizada a cada troca de fralda e não apenas 3 vezes ao dia. é importante usar apenas álcool 70% líquido, que você encontra em farmácias. Jamais confunda com álcool gel ou use qualquer outra substância.

Onfalite é denominação para infeção da pele e tecidos moles do umbigo e regiões circundantes. Se não tratada, pode atingir uma maior área da parede abdominal e os tecidos mais profundos podendo evoluir para sepse neonatal.

O banho de todos os dias, com água morna e sabonete, serve para eliminar a sujeira (onde moram as bactérias) produzida diariamente. Não é necessário lavar o corpo com esfregão nem arranhá-lo com bucha porque ela tira a proteção natural da pele.

Profundo / redondo: modesta e equilibrada com uma personalidade quieta e retraída. Pessoas com o umbigo profundo ou redondo tenderiam a guardar para si o que sentem em momentos difíceis em vez de desabafar com a família e os amigos.

O coto umbilical deve permanecer sempre seco. Deve secá-lo bem no sentido da base para a periferia, após o banho ou limpeza, usando uma compressa de preferência esterilizada ou uma toalha limpa. Pela mesma razão, não deve colocar emolientes (hidratantes) no coto umbilical nem na sua base de inserção.

Cristal: colocar no umbigo uma pequena pedra de hematita (que tem a função de dissipar a energia negativa, trazer proteção e evita que se absorva energias de baixa vibração), olho de tigre (afasta energias ruins, neutraliza forças negativas e auxilia na resolução de conflitos) ou ainda jaspe vermelha (uma das pedras ...