Como limpar rodapé encardido?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para uma limpeza mais leve, um pano umedecido em uma solução de água + detergente neutro já basta. Para uma limpeza mais pesada, utilize uma esponja macia umedecida nesta mesma solução. Jamais utilize objetos pontiagudos, como espátulas e facas, para limpar o acabamento.

Mas, na maioria dos casos, água, sabão de coco ou neutro, esponja e pano úmido e uma escova de cerdas macias podem te ajudar a limpar seu rodapé, especialmente se eles forem de cor branca.

Se você possui um rodapé de cerâmica, retire a sujeira superficial com aspirador, espanador ou vassoura de cerdas macias. Depois disso, limpe com esponja e sabão de coco, removendo toda água e sabão com um pano.

Para fazer a limpeza sem danificar a qualidade do rodapé, basta utilizar um detergente neutro com pano limpo. Umedeça o pano na água e passe delicadamente na superfície que irá receber tinta. Esse processo é importante para garantir que a pintura fique lisinha e com aspecto mais profissional.

Utilize fita crepe na parede e lona, jornal ou plástico no chão. Na parte mais próxima do rodapé, cole fita no chão também. Agora que protegemos o local, utilize pincel e bandeja para fazer a pintura. Molhe o pincel, retire o excesso e pinte em traços longos em direção ao comprimento do rodapé.

Vinagre branco e água morna
Sendo assim, pegue dois litros de água morna e oito colheres de vinagre branco. Na sequência, coloque a mistura num borrifador e esfregue a parede com uma esponja macia ou um pano de microfibra. Depois é só secar com um pano seco.

Dicas para limpar rodapés de madeira manchados
Comece aspirando o rodapé de madeira para remover a poeira e a sujeira. Em seguida, use um pano de microfibra para limpar a superfície e remover quaisquer fibras que possam estar presas no rodapé.

Como limpar porcelanato de acordo com o tipo

  1. Limpe a superfície com uma vassoura;
  2. Depois de varrer e tirar o excesso de sujeira, misture água com detergente líquido;
  3. Limpe o porcelanato natural com a misturinha;
  4. Molhe um pano com água e passe por cima do piso para tirar o excesso.

Limpeza. Com ou sem pintura, o rodapé de EVA é simples de ser limpo. Para fazer isso, as descrições dos produtos geralmente sugerem esponja, água e sabão ou detergente neutro. Siga sempre as orientações do fabricante!

Passe no rodapé e, em seguida, um pano úmido com vinagre branco para dar brilho na madeira. Passe um pano seco, depois.

Rodapé branco suja muito?

  1. passe uma esponja úmida com sabão de coco;
  2. esfregue no local;
  3. limpe o material com um pano umedecido.

Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.

Olha só como tirar tinta do piso com thinner:

  1. pingue algumas gotas de thinner em um pano seco e aplique diretamente na mancha, esfregando delicadamente;
  2. se, ainda assim, a mancha persistir, passe uma espátula ou esponja de aço;
  3. finalize com um pano úmido e espere secar.

Acetona: sim, trata-se do mesmo produto para remoção de esmaltes. Nesse caso, aplique a acetona com um algodão na mancha, esfregando com cuidado até que a tinta saia. Depois, é só lavar como de costume.

Os rodapés de poliestireno podem ser pintados, para adaptar o material ao ambiente. Entretanto, é melhor optar por tintas à base de solvente, como acrílica, automotiva, esmalte e primer. Elas podem garantir maior aderência e durabilidade na superfície.

Bom, o melhor jeito para isolar o rodapé é com fita crepe, de preferência uma de espessura média ou grossa (muito fina significa ficar emendando uma na outra, e além da possibilidade de ficar “buraquinhos” dá muito mais trabalho).

Outro grande benefício é que se pode molhar o rodapé de poliestireno, pois ele é resistente à água e à umidade. Assim, é possível instalar as peças tanto em ambientes secos, como quartos, quanto em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros e cozinhas.

Qual é a melhor cor para pintar o rodapé? Muito se diz sobre as cores de tinta para rodapé serem da mesma tonalidade da parede. Porém, isso não é uma regra, apenas uma possibilidade. Você pode optar por uma tonalidade semelhante ao piso ou até similar às portas e às guarnições.

tinta esmalte

Nos casos em que a pintura será colorida sugerimos utilizar a tinta esmalte a base de solvente e nesse caso não necessita lixar o produto antes. Para rodapés de poliestireno, o ideal é o esmalte com acabamento PU.

Sim, é possível pintar rodapé, sendo uma alternativa à sua troca, caso a ideia seja alterar o estilo do acabamento. O preço médio cobrado por um profissional para pintar rodapé é de aproximadamente R$ 60,00 por metro com material e mão de obra da pintura.