Como limpar quem tem hemorroida?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

O ideal, é tomar banho ou lavar a região com “chuveireinho” após evacuar, e em seguida, secar o ânus suavemente. Evite levantar objetos pesados se você tem hemorróidas.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Segundo o especialista, o ideal é sempre higienizar o local após usar o banheiro apenas com água e sabonete neutro. “Em substituição ao papel higiênico, podem ser utilizados os lenços umedecidos infantis.

Para a higienização da urina também seria mais indicado utilizar a lavagem, entretanto, como é uma necessidade mais frequente, uma alternativa seria utilizar toalhas de pano para substituir o papel higiênico.

Recomendações para lidar com hemorroidas
Beba muito líquido para umidificar as fezes e evitar a prisão de ventre, mas evite bebidas alcoólicas; Respeite a necessidade de evacuar; Lembre-se: banheiro não é biblioteca. Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto, piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Em períodos de crise de hemorroida, o banho de assento é um ótimo aliado para curas mais rápidas. Recomendo que seja realizado diariamente, com água morna (lembre-se sempre de checar a temperatura da água para não causar queimaduras), com duração de cerca de 10 minutos.

Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar. Usar cremes e líquidos mentolados também só vai irritar ainda mais o local.

Se você está fazendo uma dieta para hemorroida, evite alimentos gordurosos, uma vez que podem irritar e inflamar o cólon e atrapalhar o trânsito intestinal. Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles.

De acordo com os coloproctologistas, na falta de um chuveiro ou ducha higiênica de uso pessoal, o lenço umedecido é a melhor opção. “Ele pode ser facilmente carregado para qualquer local, na bolsa ou em mochilas, sem que outras pessoas saibam disso”, comenta Corrêa Neto, enfatizando os benefícios do método.

Os lenços umedecidos são mais suaves, macios, espessos e resistentes, promovendo uma limpeza mais eficiente, comparado ao papel higiênico tradicional. Além disso, possuem extratos naturais que ajudam a manter a hidratação e proteção da pele.

Ademais, também se faz necessário a conscientização coletiva de que devemos descartar apenas o papel higiênico no vaso, enquanto outros resíduos devem ser descartados em lixeiras de reciclagem destinadas a cada origem de material.

Depois de evacuar, sempre limpe a área gentilmente, usando papel higiênico umedecido. Jogue fora cada pedaço de papel depois de usar uma única vez, evitando contaminar novamente a área que você acabou de limpar. Sempre que possível, lave a área do ânus após evacuar.

O especialista explica que nos pacientes com intestino preso pode ser solicitado que se coloque uma elevação nos pés para que o mesmo não toque no chão enquanto se está sentado no vaso sanitário. Isso facilita o relaxamento do assoalho pélvico, simulando a posição de cócoras.

Uma das formas de aliviar as dores das hemorroidas é justamente aumentar a ingestão de fibras e beber bastante água, o que vai amolecer o bolo fecal e facilitar a evacuação.

No entanto, segundo o angiologista Jayme Ramos, não existe mais relação entre as hemorroidas e a posição escolhida para evacuar. “O fato de 'sentar de forma inadequada causa hemorroidas' é considerado um mito”, afirma o especialista.

Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Frutas cítricas
Invista em laranja e limão, que são ricos em vitamina C e ajudam a diminuir o processo de inflamação e cicatrização do intestino.