Como limpar peças de bambu?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Lave as peças imediatamente após o uso com água e uma esponja macia com detergente neutro. Seque-as em seguida. Não utilize a lava-louças e nem as deixe de molho (submersas na água). Embora seja formado por fibras orgânicas que previnem a propagação de fungos e bactérias, o bambu pode mofar em ambientes muito úmidos.

Espalhe sal grosso sobre a superfície da tábua de corte.
O ideal seria fazê-lo imediatamente depois de lavá-la e enxaguá-la, mas antes da secagem. Aplique uma quantidade extra de sal sobre as áreas manchadas. Ele agirá como material abrasivo para mais atrito e absorverá o excesso de umidade.

Sempre que o bambu começar a ressecar, aplique na tábua seca e limpa um fina camada de óleo mineral e deixar secar. Em casa, deixo as tábuas em uso na bancada. Assim elas estão sempre tomando um arzinho, sabe? Quanto ao óleo mineral, que compro em farmácias, passo nas tábuas uma vez por mês.

Para hidratar as fibras e conservar a cor natural do bambu, recomenda-se aplicar óleo mineral (à venda em farmácias) com um pano macio duas ou três vezes ao ano, passando uma camada bem fina na superfície do produto e deixando secar. Para peças com uso mais intenso repetir a aplicação em intervalo menor.

Para que seu bambu esteja mais saudável, mais fresco e mantenha um bom aspecto, é melhor regá-lo com água filtrada ou utilizar água de chuva, já que assim evitará que alguma substância química danifique a planta. Encha o recipiente que contenha o bambu de água mais ou menos até a metade.

O bambu é muito poroso e pode absorver o sabão ou o seu aroma. Depois, quando voltar a utilizá-lo, irá impregnar os alimentos. Um método de limpeza mais confiável é esfregá-lo com meio limão. O limão irá limpar, desinfetar e remover os maus odores.

Fungos e cupins não tem chance com o Bambu. Considerada impermeável, evita naturalmente os ataques contra sua estrutura, fazendo com que sua durabilidade aumente muito mais.

Comuns em casas de veraneio, os móveis feitos de bambu ou de vime são resistentes e podem durar mais de 20 anos, mas, para isso, é necessário que recebam alguns cuidados.

Use um pano ou esponja macia levemente umedecida em água e sabão neutro para limpar sujeiras impregnadas, em seguida passe um pano seco. Evite sempre utilizar produtos abrasivos, pois isso pode danificar a superfície dos móveis ou objetos de bambu.

Limpeza profunda
Periodicamente, é necessário realizar uma limpeza mais profunda na sua tábua de madeira. Para isto, salpique 1 xícara de bicarbonato de sódio em toda a superfície da tábua e acrescente 1 xícara de vinagre branco.

Limpeza de tábua de polietileno branca
Deixá-las de molho na água sanitária pode ajudar. Mas, se você estiver lidando com uma mancha mais insistente, faça uma pastinha com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de sal, e uma colher de chá de água, e esfregue bem.

Eu particularmente gosto de usar cera nos bambus que trabalho. solta cascas,e mantém o bambu integro. Se for o caso mais tarde você poderá passar uma demão bem cheia de cera, esperar que ela seque e depois pode dar um lustro com um pano de lã.

O tratamento químico do bambu pode ser realizado por imersão prolongada ou substituição de seiva. Para o tratamento químico, Santos e Lopes (1998) e Azzini e Beraldo (2001) recomendam o uso de uma solução de 1% de concentração, preparada com sulfato de cobre, dicromato de sódio e ácido bórico (CCB).

Sim. E o passo a passo também é bem fácil! É só derramar uma quantidade considerável de óleo na madeira, espalhar por toda a tábua - sem se esquecer de passar nos dois lados -, tirar o excesso com um papel toalha seco e deixá-la descansando por um dia inteiro antes de começar a usá-la.

Use tinta altamente brilhante se quiser dar um brilho natural ao bambu. Tratar o bambu termicamente, mas não o "dourar", pode ser útil na hora de matar insetos ou ovos. Também remove o amido, o qual atrai insetos nocivos e dá ao material seu brilho natural.