Como limpar o vaso sanitário com bicarbonato de sódio?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Vamos à mistura: umedeça ½ xícara de bicarbonato de sódio em 2 colheres de água oxigenada. A solução formará uma pasta, que você pode usar para limpar as manchas no vaso sanitário. Para isso, esfregue com um pano ou esponja e deixe agir por 20 minutos.

Por isso, o cloro é o favorito, mas se ele vier com alvejante melhor ainda! Sua maior diferença em relação à água sanitária, que também é indicada para a limpeza do vaso, é que ele conta com um odor agradável. Isso significa que depois de deixar tudo branquinho o banheiro ainda pode ficar com um aroma floral.

Jogue vinagre branco no vaso, inclusive na borda, deixe agir por 3 minutos. Faça uma nova mistura de bicarbonato de sódio, vinagre branco e CIF Banheiro Gatilho, aplique em todo vaso sanitário e esfregue com uma escova própria. Enxágue e caso seja necessário repita o processo.

Misture 1 litro de água morna, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 4 colheres de sopa de vinagre branco de álcool e 2 colheres de sopa de CIF Cremoso. Coloque a mistura em um borrifador e borrife na área desejada e esfregue com uma esponja de limpeza. Depois enxágue e seque.

Alvejante + vinagre pode gerar um vapor corrosivo
Muitas pessoas gostam de usar a solução vinagre + bicarbonato de sódio para remover algumas manchas de tecidos. No entanto, caso a roupa esteja com alvejante, você deve evitar fazer esse tipo de coisa.

O vinagre é composto, também, por ácido acético. Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência.

Não é só com a água sanitária e com o bicarbonato de sódio que o vinagre não pode ser misturado. Quando usado juntamente com a água oxigenada, ambos criam um ácido paracético.

Vaso sanitário sempre cheiroso
limpe o vaso sanitário a cada dois dias com água sanitária; não esqueça de limpar a parte externa do vaso com desinfetante; no dia a dia, aplique um limpador sanitário para afastar o cheiro ruim; coloque o banheiro como prioridade no cronograma de limpeza.

Bicarbonato de sódio e limão
Para começar, misture 1 xícara de suco de limão com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. A solução produzirá uma efervescência logo após você misturar os ingredientes. Logo após, deixe agir dentro do vaso sanitário por 20 minutos e faça a limpeza rotineira.

O sal pode ser um grande aliado na limpeza por conter sódio, esse elemento é muito útil na limpeza e na esterilização de superfícies. Dessa forma, você não precisará mais se preocupar com os germes no seu vaso sanitário e o manterá sempre limpo!

Mas o bicarbonato de sódio também pode ser um forte aliado na faxina. Serve para limpar o fogão, tirar odores da geladeiras e comida do fundo da panela.

Não é recomendado misturar água sanitária com bicarbonato de sódio, pois isso pode formar e liberar gases tóxicos, prejudiciais às vias respiratórias.

Alvejante e vinagre
A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

Misturá-los pode acabar com seus benefícios
Além disso, ao realizar esse reação química, as estruturas que poderiam ser benéficas podem passar a fazer mal ao corpo. Não existem estudos científicos que comprovam a eficácia de misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre de maçã.

Aliviar o refluxo e a azia
Ainda assim, existem alguns antiácidos de farmácia que juntam o bicarbonato com o limão, pois, quando combinados, esses ingredientes produzem citrato de sódio, uma substância que evita alterações muito bruscas do pH do estômago.

O vinagre branco, o bicarbonato e o limão juntos são poderosos, eficazes mesmo contra as incrustações mais resistentes. Assim, no caso de incrustações mais leves podes usá-los individualmente, dependendo da superfície a ser tratada.

Tempo de uso, falta de limpeza, produtos usados no vaso e às vezes até mesmo a própria água podem manchar o item. Ao ter esse aspecto pode causar uma sensação desagradável ao usar o banheiro.

Assim como o vaso sanitário, as outras porcelanas de banheiro - em especial, a banheira, a pia e o bidê - devem ser limpas com a solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Aplique a mistura diretamente no local da mancha, esfregue com uma esponja ou escova e depois é só enxaguar.