Como limpar o sururu para fazer o caldo?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

É muito simples, você vai pegar o sururu, colocar em um peneira, depois coloca a peneira debaixo da torneira, em agua corrente, MAS ai que entra o pulo do gato, voce vai deixa uma colher de inox debaixo da torneira , então a agua primeiro bate na colher, pra depois bater no sururu.

O sururu é um fruto do mar muito parecido com a ostra. Por ser muito comum no Nordeste, ele originou algumas receitas por lá. O caldinho de sururu é a mais famosa e a receita dessa delícia você confere aqui.

O camarão, com casca, o sururu e o maçunim podem ser encontrados a partir de R$ 20, o quilo.

Basta temperar e ferver o sururu e depois incorporar a moqueca. Para finalizar, use cebolinhas ou coentro, que dão um sabor forte e contrastante. Em menos de meia hora, você pode preparar um delicioso caldo de sururu. Basta bater os temperos no liquidificador com leite de coco e azeite de dendê.

Esprema um limão em água morna e deixe de molho por 10 minutos. Lave bem, o limão pode causar queimaduras na pele se exposto ao sol. Misture 1 xícara de água morna e coloque 1 colher de sopa de vinagre branco. Deixa as unhas de molho por 8 minutos, depois passe um hidratante.

O molusco é rico em proteínas de alta qualidade, que têm a função de formação e recuperação dos tecidos, é de fácil digestão e tem baixo teor de gordura em relação a outros animais.

O marisco deve estar úmido, suave e também ligeiramente firme ao tato. Outro detalhe importante a ter em conta é o tipo de peixe em questão. Os moluscos, por exemplo, se vendem vivos. De modo que as conchas devem estar muito bem fechadas, se estão ligeiramente abertas, ao serem tocadas deverão se fechar imediatamente.

Sururu é um marisco, que quando dentro da concha – o capote – parece com a casca de um bicho. Retirado da lama preta das lagoas, numa lata, o marisco é caprichoso, só se reproduz se o nível de salinidade for o ideal.

A constituição principal da casca de sururu é o carbonato de cálcio (CaCO3), que é usado na indústria e na agricultura. Na agricultura o cálcio possui funções vitais na planta e no solo.

O sururu, cientificamente batizado de Mytella charruana, é um molusco que também recebe o nome de mexilhão, em outras regiões. O sururu é considerado uma referência na culinária baiana, alagoana, maranhense, pernambucana e de demais estados do Nordeste brasileiro.

O sururu é parecido com um mexilhão (marisco) de tamanho pequeno e seu corpo mole fica protegido por duas conchas que se fecham. Existem dois tipos de sururu: os das pedras, maiores, de coloração rosada, que ficam agarrados às pedras no mar; e os sururus de manguezais, que são menores e mais escuros.

Além disso, vai um pouco de azeite de dendê e, para engrossar, aipim (também conhecido pelos habitantes de outras regiões brasileiras como mandioca). Para os que conhecem o sururu e vivem dele, como o marisqueiro Antônio da Silva, 65 anos, o bom mesmo são os que ficam “atolados no mangue”, ensina.

12,0 g

O sururu apresenta grande importância econômica, social e nutricional. A composição da preparação sururu com leite de coco, apresenta em 100g: 12,0 g de proteínas, 7,1 g de lipídeos, - dos quais 44,5% representados pelo ácido láurico, - 4,7g de carboidratos e 3,1 g de cinzas.

O sururu se desenvolve nos manguezais, podendo ser encontrado em mangues que são banhados por rio doce ou estuários, encontrado nas Costas do Nordeste como na Bahia de Todos os Santos, Sul da Bahia.