Como limpar o quarto da bagunça?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Depois de organizar o espaço, chegou a hora da limpeza pesada. Tire o pó dos móveis e também dos objetos que você decidiu guardar no quarto da bagunça. Em seguida, use uma vassoura ou um aspirador de pó para remover a poeira e sujeiras mais superficiais.

Se você mora sozinho ou sozinha, a frequência de limpeza não precisa ser todos os dias – leve em conta de 1 a 2 vezes por semana. Já se morar com mais gente, principalmente crianças, busque limpar pelo menos de 2 a 3 vezes na semana, já que o chão pode sujar mais facilmente.

Uma regra geral é começar a limpeza pelos quartos e sala, para depois limpar a cozinha e, por último, os banheiros.

Na limpeza diária, você faz as tarefas mais simples, como lavar louças, arrumar a cama, varrer as áreas de maior circulação, juntar o lixo etc. Na faxina semanal, você limpa mais coisas. É hora de lavar o banheiro, trocar as roupas de cama, aspirar toda a casa, passar lustra móveis etc.

Comece guardando tudo que estiver fora do lugar, depois limpe as janelas e tire a poeira dos móveis, limpe o sofá, varra o chão e passe um pano úmido com desinfetante. Lembre-se de limpar atrás dos móveis também. Para retirar a poeiras das janelas e móveis com mais facilidade, use os panos multiuso da Sany do Brasil.

Já o dia de faxina é quando você faz aquela limpeza mais pesada. Nesse momento você vai passar um pano no chão, lavar o banheiro e a cozinha, usar produtos que eliminam bactérias dos móveis e outras superfícies, limpar o tapete, trocar o lençol das camas e, se necessário, as cortinas.

Confira essas 5 Dicas para acabar com a desorganização:

  1. Assuma que você tem um problema.
  2. Vença suas próprias desculpas.
  3. Pratique o desapego.
  4. Procure ajuda.

É só fazer o seguinte: misture 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água; umedeça um paninho macio na mistura, sem molhar demais; passe o pano sobre portas, móveis e até no piso, sempre cuidando para não deixar nada molhado — se precisar, seque o excesso com uma flanela seca.

Para quem ainda não tem muita experiência com faxina, o primeiro passo é sempre varrer a casa. A explicação é simples: se você não varrer e partir para a etapa de passar o pano úmido, vai acabar carregando toda a sujeira e pó acumulado no ambiente, o que dificulta a higienização correta da casa.

Mop Pó, feito em algodão, acrílico ou microfibra é perfeito tanto para casas, quanto para escritórios ou lojas. Ele retira a poeira do chão, sem espalhá-la ou levantá-la, além de remover manchas e absorver líquidos.

Siga essas dicas, na ordem, para facilitar o trabalho:

  1. Tire o pó Comece a faxina tirando o pó de cada cômodo, inclusive de cima dos móveis. ...
  2. Limpe todos os tecidos.
  3. Limpe vidros e espelhos.
  4. Limpe todas as superfícies.
  5. Limpe a cozinha e os banheiros.
  6. Limpe o chão. ...
  7. Passe o aspirador de pó

o que não é incluso na faxina? – Lavar secar ou guardar louças. Isso não significa que as faxineiras nunca vão fazer estes serviços de limpeza. Todas estas tarefas podem ser negociadas como serviço adicional, ou substituída por outra tarefa que não seja do interesse do cliente.

Por fim, a dica de ouro para tornar as faxinas mais caprichadas da casa mais rápidas é realizar pequenas tarefas no dia a dia para manter a limpeza. Assim, o hábito dar uma varrida mais básica na casa todos os dias, por exemplo, vai fazer com que os ambientes estejam bem mais fáceis de limpar na hora da faxina geral.

Para saber como limpar vidros, faça uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Passe no vidro com o lado macio da esponja, enxague e seque.

A faxina completa inclui todas as áreas possíveis de uma casa, começando por teto, piso e paredes. Móveis e objetos também merecem atenção, levando em conta a base de seus materiais. O banheiro e a cozinha precisam de produtos sanitizantes para eliminar micro-organismos causadores de doenças.

8 horas

A Faxineira, também trabalha 8 horas diárias no máximo, excedendo este horário de 8 horas pode cobrar um excedente de serviço. Porém pode sair antes caso o trabalho esteja pronto antes do horário. A faxineira não tem direito a carteira assinada, não tem 13º. Salário, não direito a Férias, nem FGTS ou PIS.

Continuar lendo O que a bagunça atrai?