Como limpar o pus?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Aplique um pouco de sabonete líquido antibacteriano sobre a ferida e enxague-a bem, sem esfregar e tendo bastante cuidado, mas retirando todo o sabão. É importante exterminar bactérias e retirar toda a sujeira ali presa, de forma que ela fique limpa e tenha melhor cicatrização.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele. A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

Além de ser um processo muito doloroso, ao fazer isso podemos prejudicar o processo inflamatório, retardar a cicatrização e ainda contaminar a lesão, levando novas bactérias e microorganismos para a ferida. O correto nesse caso é proteger a lesão e buscar um profissional especialista no assunto.

Furúnculo é uma infecção de pele caracterizada por um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa de pus. Jamais esprema um furúnculo; veja como tratar.

Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.

Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção. Alerta vermelho se a ferida exala um odor forte ou ruim. Este é outro sinal de infecção. Fazer a higienização do local machucado é a primeira providência para que ele não fique infeccionado.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Lave as mãos antes e depois de limpar o machucado.
Use água quente e um sabonete antimicrobiano para as mãos; realize a higiene durante 15 a 30 segundos e sempre lave-as antes e depois de limpar a lesão. Exceto quando estiver limpando a ferida, nunca toque nela.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

No caso de cortes, é recomendado muita higiene, pouco movimento, troca de curativos regularmente e uso de álcool a 70° para eliminar bactérias. “É importante esclarecer, no entanto, que o álcool não pode ser aplicado em lesão aberta, apenas em cortes de pequeno porte onde a dor é suportada”, recomenda.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

O tratamento do abscesso deve ser feito pelo clínico geral, cirurgião ou dermatologista, que pode indicar o uso de compressas quentes, para drenar o pus quando o abscesso é pequeno, uso de antibióticos para eliminar a bactéria ou drenagem cirúrgica, no caso do abscesso ser grande e causar dor e febre alta.

Continuar lendo Tem que limpar o pus?