Como limpar o pescoço do bebê?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Uma dica muito interessante aqui é limpar as dobrinhas do pescoço e restantes locais do corpo do bebê utilizando gaze ou algodão. Limpe todas muito bem, sem esquecer de nenhuma parte. Principalmente no final do banho, lembre-se de secar muito bem as dobrinhas, pois caso contrário, elas poderão ficar avermelhadas.

Então, o desenvolvimento do pequeno começa com ele abrindo os olhinhos, com o tempo vai firmando a cabecinha, depois irá sentar e por aí vai. Desta forma, nos dois primeiros meses de vida o bebê não consegue firmar o pescoço, então é essencial sempre apoiar o pescoço e a cabecinha do seu bebê quando for segurá-lo.

Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.

Evite lenços e não use talco
utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

Aplique o Cicalfate+ Creme Reparador Protetor para vermelhidão para reparar a pele e prevenir a proliferação bacteriana.

Ao jogar a criança para cima, além do risco de ocorrer uma queda, há outras preocupações: gerar uma hemorragia intracraniana, lesionar o pescoço, que é bastante delicado, causar danos na coluna cervical, que também é muito frágil.

Tudo certo, desde que sejam as crianças que demandem ficar desse jeito, em pé, como deve ser o caso do seu filho. Ou seja, nada de forçar o movimento. Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira.

“Essa posição pode causar uma lesão das estruturas cervicais, uma lesão no estiramento ligamentar e o mais grave, até uma lesão na medula espinhal, que são os nervos que saem do cérebro e vão por dentro da coluna até a região lombar”, alertou o ortopedista Marcio Alher Fonseca, da clínica Megamed.

É esperado que, entre o terceiro e o sexto mês, o bebê seja capaz de manter a cabeça ereta. “É claro que existem variações de criança para criança.

Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

Fazer a correta higiene das orelhinhas dos bebês é algo que demanda um externo cuidado aos papais e mamães, pois é uma área muito sensível dos bebês. Não use cotonetes para limpar os ouvidos, pois pode empurrar a cera para o fundo do conduto auditivo e até perfurar o tímpano.

A água deve estar numa temperatura morna e confortável. O jato de água não deve ser muito forte, para não assustar nem machucar o bebê. Evite a água direto na cabeça e rosto do bebê. Não ensaboe o corpo todo de uma vez, pois a pele fica escorregadia e podem ocorrer acidentes.

Um macete para retirar as plaquinhas características da crosta láctea é pentear os finos cabelinhos do neném com uma escova macia e suave. Não tente retirar as casquinhas com as unhas para não machucar a pele do bebê.

Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas. Basta misturar uma colher do produto em um copo de água e passar nas partes do corpo onde as crianças suam mais, como o pescoço e as dobrinhas.

Como evitar?

  1. Evitar excesso de roupas e agasalhos;
  2. Evitar a fricção das roupas;
  3. Evitar o uso excessivo de sabão;
  4. Evitar ambientes quentes e úmidos;
  5. Evitar a febre alta.

Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja; Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor; Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.

Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Por isso, principalmente nos dias de muito calor, nas áreas de maior transpiração, como o pescoço, as axilas e as dobrinhas do corpo, podem surgir pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que podem causar irritação e coceira.

A dermatite atópica ainda não tem uma causa conhecida, porém, os especialistas afirmam que pode estar relacionado a fatores genéticos ou demais condições, como citado anteriormente. Além disso, fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade também podem agravar os sintomas da dermatite.