Como limpar o organismo de açúcar?

Perguntado por: ocampos3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Siga seu plano alimentar e invista na água
E, é claro, caprichar no consumo de água. “Além de manter o corpo hidratado, ela melhora a circulação sanguínea, auxilia na filtração do açúcar ingerido e otimiza o funcionamento intestinal”, explica Carolina Böettge Rosa.

Esse chá de camomila com canela é ótimo para controlar a diabetes, no entanto, a canela não deve ser consumida na gravidez e por isso em caso de diabetes gestacional, deve-se tomar apenas o chá de camomila, sem canela, e esta planta medicinal sozinha também ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue.

camomila

Chá de camomila
“A camomila pode reduzir a taxa de glicose no sangue, além de aumentar o estoque de açúcar como glicogênio no fígado, essencial para a saúde dos músculos” afirma Nathalia Ózio.

Isso porque o açúcar ativa alguns receptores no cérebro que são responsáveis pelas vontades e pela sensação de bem-estar, então nosso corpo acaba sentindo muita falta desse estímulo. Neste momento, é essencial não se deixar levar pela vontade.

Quando você come alimentos ricos em açúcar, seu corpo simplesmente não consegue processá-lo rápido o suficiente. Como resultado, ele libera mensageiros pró-inflamatórios chamados citocinas, que podem danificar seu sistema imunológico e levar a problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue.

O problema é fazer a remoção de forma radical. Fonte de energia para o organismo, o corte abrupto de açúcares e carboidratos está associado a alteração no humor, fadiga, dor de cabeça e outros sintomas que podem evoluir para quadros mais graves.

Chá de erva-doce
Um chazinho de erva-doce também é excelente para quem exagerou com o doce. Essa erva tem ação diurética, sendo utilizada para purificar e desintoxicar o corpo. Ou seja, é indicada para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre, cólicas e a tão destemida má digestão.

Goiaba

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Na dieta para baixar glicose são priorizados os alimentos ricos em fibra, como frutas com casca e cerais integrais. Além disso, a ingestão de gorduras saudáveis também é uma maneira de controlar a glicose sanguínea. Veja quais são os alimentos que podem auxiliar a diminuir a glicose no sangue.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  • Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  • Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  • Problemas digestivos. ...
  • Pele irritada. ...
  • Ganho de peso. ...
  • Dieta anti-inflamatória. ...
  • Exercício físico.

Cúrcuma e gengibre
Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe. Já o gengibre, é um complemento para misturar em sucos e chás.

Já em um mês sem a ingestão do açúcar, o indivíduo começa a ter uma imunidade melhor e, ao contrário do que se imagina, o cérebro se acostuma com a ausência de doces.

Melhora da imunidade: quando ocorre a ingestão de açúcar, há a inibição da capacidade das células de defesa para enfrentar invasores. Então, ao comer doces várias vezes ao dia, seu sistema imunológico é prejudicado continuamente. Após um mês, o seu cérebro tende a se acostumar com a ausência de doces.