Como limpar o olho do RN?

Perguntado por: agomes5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos. Por que? Os olhos do bebê são protegidos pelas pálpebras e cílios.

A melhor forma de tirar cisco do olho de bebê é com uma gaze umedecida com água ou com soro fisiológico. Faça movimentos delicados sobre a pálpebra fechada. Se mesmo assim o cisco não sair — se você perceber que o bebê ainda está irritado —, procure o mais rápido possível um médico oftalmologista.

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê. A melhor atitude é procurar um médico oftalmologista e seguir o tratamento indicado para seu bebê.

O olho remelando do bebê acontece principalmente devido à conjuntivite, no entanto pode acontecer também devido à gripe, resfriado ou obstrução do canal lacrimal, e é caracterizado pela presença de uma secreção amarela, que pode ser líquida ou seca, como umas pequenas pedrinhas na parte interna do olho.

Normalmente essa pequena falha se resolverá sozinha em até um ano de idade. As lágrimas servem para manter a umidade dos olhos e geralmente são escoadas por um canal na direção do nariz.

A conjuntivite em um recém-nascido pode ser causada por: ducto nasolacrimal obstruído, irritação produzida pelo nitrato de prata ou antimicrobianos tópicos administrados ao nascimento ou infecção, viral ou bacteriana, transmitida da mãe para o bebê durante o parto.

O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.

Para ter certeza de qual será a cor dos olhos do bebê é preciso esperar ele completar seis meses de vida. “Nesta idade a película do olho está mais rígida e bem formada e ai observa-se a real cor dos olhos da criança”, afirma Cury.

Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.

A otorrinolaringologista orienta a limpar o nariz do bebê com uma seringa com soro fisiológico. Segundo ela, essa técnica possibilita que seja feita uma limpeza profunda da cavidade nasal do bebê. Quando esse tipo de técnica é usada, inclusive, pode acontecer de a secreção do bebê ser expelida por uma das narinas.

A secreção ocular, popularmente conhecida como remela, é uma combinação de muco, óleo, células da pele e outros detritos que se acumulam no canto do olho enquanto você dorme. Ela pode ser úmida e pegajosa ou seca e com crostas, dependendo da quantidade de líquido na secreção evaporada.

soro fisiológico

Higienização dos olhos do bebê em casa
Utilize uma compressa esterilizada com soro fisiológico, uma para cada olho, fazendo um movimento único no sentido de dentro para fora (do canto nasal para a orelha).

Para a conjuntivite causada por Neisseria gonorrhoeae, recém-nascidos são hospitalizadas e recebem o antibiótico ceftriaxona ou cefotaxima na veia ou por injeção. Para a conjuntivite causada por outras bactérias, são aplicadas pomadas contendo polimixina mais bacitracina, eritromicina ou tetraciclina.

Recomendamos a realização de massagens, compressas com água morna, limpeza dos olhos com soro fisiológico ou colírios de lágrima artificial”, afirma Maria Carrari. As massagens no saco lacrimal e no trajeto do ducto nasolacrimal são a opção de tratamento mais efetiva.

A icterícia, normalmente, manifesta-se entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido, mas também pode acontecer já no primeiro dia, sendo classificada como precoce. Independentemente do tempo, a assistência médica é fundamental.