Como limpar o intestino da lactose?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

Dizemos 3 semanas em média pois é um tempo razoável para o processo inflamatório intestinal cessar e não pq a lactose não estará mais no seu organismo.

A lactose não é digerida e é metabolizada por bactérias da microbiota intestinal, gerando sintomas como gases, distensão abdominal, cólicas, diarreia, assaduras, que passam rápido com sua eliminação da alimentação. Não existe inflamação do intestino.

Perigos da diarreia causada pela intolerância à lactose
Os mais frequentes são dor abdominal, flatulência e diarreia”, aponta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Esses sintomas aparecem logo após a ingestão de algum produto lácteo, entre 30 minutos e duas horas depois do consumo.

Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.

Biomassa de banana verde
À primeira vista, pode até parecer estranho, mas a banana verde é uma boa aliada na substituição de ingredientes lácteos mais consistentes, como o creme de leite.

Se a pessoa ainda produz a lactase no organismo, mas de forma insuficiente, o consumo prudente de laticínios pode estimular o corpo a produzir a enzima normalmente.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Diarreia
Ademais, a lactose não fermentada exerce uma ação osmótica, que atrai ainda mais água para o bolo fecal e estimula a formação de fezes líquidas ou pastosas. Se você é acometido por diarreia dentro de 30 minutos até 2 horas após consumir alimentos lácteos, provavelmente esse é um caso de intolerância à lactose.

De acordo com o Ministério da Saúde, a lactase ajuda a quebrar a lactose (açúcar presente no leite) em partes menores e mais fáceis de serem digeridas. Na falta deste facilitador, o organismo do paciente acaba sofrendo sempre que entrar em contato com leite e derivados.

Dor de barriga e/ou barriga inchada, gases e diarreia são alguns dos sintomas mais recorrentes. Vale ressaltar que a intolerância não é o mesmo que uma alergia. Na intolerância, a reação costuma demorar e varia conforme quantidade de leite ingerido.

O pão francês leva leite e manteiga. Poderá consumir o pão francês, mas antes seria aconselhável utilizar a lactase ( enzima que ajuda na digestão dos alimentos lácteos).

Os três tipos de intolerância a lactose

  • Intolerância primária à lactose. Pessoas que desenvolvem intolerância à lactose primária começam a vida produzindo lactase suficiente. ...
  • Intolerância secundária à lactose. ...
  • Intolerância congênita ou de desenvolvimento à lactose. ...
  • Fatores de risco.

“O paciente celíaco pode apresentar o sintoma típico, que é a diarreia crônica (cerca de 70% dos casos diagnosticados) onde as fezes são pálidas, aquosas, volumosas e fétidas devido à má absorção de gordura” afirma a nutricionista.

O leite zero lactose é um alimento rico em cálcio e proteínas que traz diversos benefícios para a saúde. Ideal para pessoas com intolerância à lactose, ele oferece os mesmos benefícios dos leites tradicionais com o acréscimo da enzima lactase, que ajuda na digestão da bebida.

Portanto, leites de coco, de arroz, de amêndoas, de gergelim, de quinoa, de aveia e de castanhas são leites sem lactose. Apesar de popularmente conhecidos como “leites vegetais”, a nomenclatura correta a ser utilizada é extrato ou bebida vegetal.

Sim. Não há nenhuma restrição formal aos leites fermentados. São ricos em lactobacilos e contribuem para manter a flora intestinal saudável. Porém, alguns pacientes com Síndrome do Intestino Irritável também apresentam intolerância a lactose, dessa forma podem sentir desconforto.

O cacau em pó, por sua vez, é 100% puro, sem acréscimo de outros ingredientes. Ou seja, nenhum dos dois possui lactose em sua composição. Intolerantes à lactose, portanto, podem usar tanto cacau quanto chocolate em pó em seus preparos", afirma a especialista.

O açúcar comum (cristal), mascavo, demerara, mel ou similares não pode ser ingerido. O indicado é o uso de adoçantes que não contenham a própria frutose ou o sorbitol. E que não tenham também lactose na sua composição (muito comum em adoçantes do tipo forno e fogão).

Café da manhã para intolerantes à lactose

  • panqueca de banana, aveia e mel;
  • ovos mexidos;
  • suco de laranja e gengibre;
  • salada de frutas.

O básico que devemos saber:
– Massas simples – macarrão, nhoque, spaguetti, tagliatelle, fusilli, entre outras – não vão leite. É trigo, água e ovo. – Pães mais durinhos – francês, ciabatta, baguete – também não têm leite.