Como limpar o canal da uretra?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Urinar após a relação é importantíssimo para limpar a uretra e prevenir infecções do trato urinário. Durante o ato sexual, bactérias da região peri-retal podem passar para a área periuretral e, consequentemente, causar infecção urinária. Quando o xixi sai, ele limpa todo o canal.

Em linhas gerais, a forma mais comum de tratar o estreitamento da uretra é através de um procedimento ambulatorial que consiste no alargamento através de um instrumento chamado dilatador.

O ideal é que se passe um quadradinho de papel higiênico na abertura do pênis, para enxugar restos de xixi, antes de colocar de novo a cueca. — É muito importante sempre lavar o resíduo de urina, principalmente aquele pinguinho final. Sempre lavar e secar com um papel higiênico ou um paninho descartável.

Chá de folhas de uva-de-urso
As folhas de uva-de-urso auxiliam no controle de diversos sintomas da incontinência urinária. Essa planta tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, anti sépticas e diuréticas.

Chá de murta
É um chá bom para cistite e para uretrites. Significa que as infecções da bexiga e uretra passarão longe de você, ou serão curadas com maior rapidez.

Passo 1 - lavar as mãos com água e sabão neutro. Passo 2 - escolher uma posição confortável e exponha sua vulva. Passo 3 - limpar a região ao redor do orifício uretral com água e sabão. Passo 4 - lubrificar o cateter aplicando gel lubrificante na extremidade do cateter que será introduzida na uretra.

Limpar suas partes íntimas após fazer xixi pode reduzir o risco de infecções e irritações, incluindo: infecções do trato urinário (ITU) e infecções vaginais por fungos. A ITU é uma infecção da bexiga causada por bactérias que entram no trato urinário.

A uretra da mulher passa pelo diafragma urogenital, que é composto pelo músculo que constitui o esfincter exerterno uretral (musculatura voluntária). Possui várias glândulas parauretrais chamadas glândulas de Skene que ajudam na lubrificação sexual.

A causa mais comum da estenose da uretra é algum trauma ou lesão no canal que acaba não cicatrizando direito. Dentre os possíveis traumas estão fraturas na bacia e as chamadas “queda de cavaleiro”, pancadas que atingem a região do períneo.

Há desde tratamento clínico com medicação, passando por modalidades menos invasivas como a litotripsia extracorpórea, laserterapia e cirurgia percutânea, até a cirurgia convencional aberta para casos extremos. Uma vez descoberto o cálculo renal, é indispensável uma avaliação clínica pelo urologista.

Segundo o Dr. Wagner França, de modo geral, os sinais e sintomas mais comuns que podem indicar lesões na uretra são: “esforço para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato fraco de urina, ardência para urinar e até sangramento uretral.

Dicas para prevenir a inflamação na uretra
A principal prevenção contra a inflamação na uretra é o uso de proteção (camisinha) durante as relações sexuais. Além disso, recomenda-se manter a região íntima limpa, com a higienização frequente depois de urinar ou defecar.

Quais os sintomas da inflamação da uretra?

  1. corrimento claro e esbranquiçado na região íntima;
  2. queimação e ardência ao urinar;
  3. coceira no órgão genital e nas demais regiões;
  4. inchaço; e.
  5. nos homens, dor no saco escrotal.

Queimação ou dor durante a micção pode ser sentida na abertura da uretra ou, com menos frequência, na bexiga (na pélvis, parte inferior do abdômen logo acima do osso púbico). Queimação ou dor durante a micção é um sintoma extremamente comum em mulheres, mas pode afetar homens e pode ocorrer em qualquer idade.

CRF-RJ

  • 1- Mel, antibiótico natural.
  • 2- O lúpulo da cerveja.
  • 3- Um chá que mata bactérias.
  • 4- Esponjas marinhas.

Suco de cranberry para infecção urinária
Isso indica que o suco de cranberry pode ajudar no tratamento para infecção urinária.

Pyridium é indicado para o alívio de disúria (dor no momento de urinar), dor, ardor e outros desconfortos decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, causados por infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

No caso das uretrites acompanhadas de infecções bacterianas, os tratamentos são feitos à base de antibióticos. azitromicina em dose única por via oral ou acompanhada também de ceftriaxona (500 mg).

Qual o melhor chá para infecção urinária

  • Urtiga.
  • Pariparoba.
  • Erva-de-bicho.
  • Java.
  • Cavalinha.
  • Camomila.
  • Cabelo de milho.
  • Folha de abacate.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.