Como limpar o banheiro depois da reforma?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Comece aspirando ou varrendo o chão cuidadosamente. Agora é só passar um pano úmido, ou um esfregão MOP úmido sobre o piso e secar bem. Uma dica é evitar molhar o piso com água para qualquer deformação ou apodrecimento da madeira, por isso, apenas umedeça o pano.

LIMPADOR PÓS-OBRA VONDER
Para limpeza pesada pós-obra, esse produto é o mais adequado. Versátil, pode ser aplicado em superfícies como pedras porosas e naturais, pisos encardidos, pisos de áreas internas e externas, concreto, cimento e rejunte.

Para tirar aquele tom esbranquiçado ou opaco, que fica principalmente depois da aplicação, você pode aguardar que ele seque, se for este o caso, pelo período de 24 horas, ou independente disso, aplicar um impermeabilizante tonificador. Ele protegerá o piso restaurará a cor e a tonalidade original.

Uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool com um pouco de água quente irá desimpregnar a sujeira do rejunte na cozinha. É só aplicar no local, esfregar com uma escovinha, aguardar cerca de 5 minutos e retirar a mistura com a ajuda de um pano umedecido.

Dicas para manter o banheiro limpo por mais tempo

  1. Retirar o lixo.
  2. Limpar e desinfetar pias e vasos.
  3. Passar pano úmido com água sanitária no piso.
  4. Jogar água sanitária dentro do vaso e dar descarga.
  5. Secar pias e móveis para evitar o acúmulo de água.

A melhor forma de fazer a limpeza pós-obra de vidros é dissolvendo uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de álcool em cinco litros de água. Então, basta aplicar essa solução suavemente, com a ajuda de um pano macio.

Como remover restos de argamassa, rejuntes e outras sujeiras impregnadas durante o assentamento? Recomendamos a aplicação de vinagre branco (de álcool) e saponáceo cremoso. Aplicar o vinagre puro nas peças, deixar agir por alguns minutos e em seguida esfregar com escova de cerdas plásticas e saponáceo cremoso.

Lembre-se que até paredes em bom estado precisam de preparo
Após lixar, deve-se retirar o pó usando uma vassoura limpa e passar um pano úmido para finalizar. É importante cumprir todas essas etapas para a tinta não descascar futuramente.

Caso haja necessidade de uma limpeza mais profunda em pisos frios e de superfícies laváveis, é preciso fazer o uso de produtos concentrados específicos profissionais, como o Detergente limpador Shock que é um detergente limpador ácido.

Limpeza final do piso de cerâmica
Contudo a limpeza final dos piso cerâmico só deverá ser efetuada duas semanas após o rejuntamento. Então ele deverá ser escovado (com escova ou vassoura de piaçaba) com água e um detergente neutro. Enxágue abundantemente.

A principal causa das manchas é a umidade que fica no contrapiso e que não é eliminada posteriormente. Falta, falhas e trincas em rejuntes também são causas de manchas de umidade, pois são pontos passíveis de infiltração de água.

Não é recomendado o uso de produtos de limpeza aplicados diretamente no seu azulejo.

Rejunte manchado: se o problema ocorre logo após o processo de cura e está concentrada em diversos pontos, a probabilidade é de que durante o preparo houve contaminação. Isso pode ser proveniente do preparo da mistura em embalagens não adequadas ou que estão sendo reutilizadas, sem a limpeza ideal.

Para limpar piso cerâmico pós-obra comece varrendo ou aspirando o piso. Depois, lave-o com água, sabão neutro e seque bem. Evite o uso de meios muito abrasivos como esponjas de aço e produtos ácidos, como soda, já que corre o risco de danificar seu piso.

Limpe periodicamente
A limpeza do rejunte precisa ser feita com certa frequência, para evitar o amarelamento (no caso dos rejuntes claros) e também aquele aspecto encardido. Uma maneira simples de fazer isso é usando misturas caseiras. O vinagre de álcool, por exemplo, pode ser usado no dia da faxina em casa.

Agora, vamos direto ao ponto: o melhor produto para limpar rejunte é a água sanitária. Ela age na limpeza completa, pois, além de eliminar sujeiras e fungos, como o bolor, também clareia a área onde é aplicada.

Lave todo o banheiro ao menos uma vez por semana
A higienização mais leve deve ser feita todos os dias. Porém, pelo menos uma vez por semana, é importante e recomendado lavar todo o banheiro com água, sabão, e depois finalizar com desinfetante.