Como limpar ferida com bicheira?

Perguntado por: apereira9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.

A melhor maneira de como tratar bicheira em cachorro é levar o pet ao veterinário assim que perceber qualquer ferimento no corpo do pet. O especialista é o único que saberá qual o tratamento ideal para o seu caso e somente ele pode remover as larvas.

Fenitrothion

O Mata Bicheira Prata é um medicamento para cachorro, gatos e roedores que passam por esse tipo de situação. A fórmula do produto possuí uma substância chamada Fenitrothion, que atua na remoção de ovos e larvas.

Para evitar que o cachorro lamba ou coce o local, retirando a pasta de babosa, será necessário usar o colar elizabetano. Outras opções para curar bicheira em cachorro com remédio caseiro é utilizando açúcar, mel ou calêndula.

Basta dar 1 comprimido que logo você vai ver as larvas caindo e no dia seguinte já não tem mais nenhuma larva viva.

Após o diagnóstico, o profissional poderá indicar o uso de algum medicamento para tratar a lesão, como o Capstar para bicheira em cachorro. Apesar de não ser citado na bula, o Capstar contribui para a eliminação das larvas da pele do animal.

Uso tópico através de spray. Agitar antes de usar e aplicar o produto a uma distância aproximada de 10 cm da área durante 5 segundos.

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

Esse procedimento é muito incômodo e doloroso para o animal, e não são raros os casos em que eles precisam ser sedados. O remédio para berne em cachorro que está entre os mais recomendados pelos veterinários é o Capstar, que contribui para a eliminação das larvas.

Tratamento de miíase (bicheiras): uso tópico, aplicar 1ml de Creolina sobre cada lesão, em uma única aplicação: Como Germicida: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% de Creolina em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação.

Clique para Avaliar

  • Bactrovet Spray Konig Prata Am - 200ml (Mata Bicheira)
  • Prata Organnact Spray Cicatrizante-Repelente-Larvicida 500ml.
  • Serenex Felinos Spray 70ml König.
  • Kuraderm Prata Aerosol konig Cicatrizante 100ml.

Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.

Açúcar. Açúcar é um dos produtos mais utilizados durante cicatrização de feridas devido às propriedades curativas. Uma de suas qualidades é promover a expulsão do tecido morto e promover a regeneração celular, assim como a criação de tecido granular para preencher a ferida aberta.

O spray de prata é um antiparasitário potente que atua no tratamento de bernes (Dermatobia hominis) e miíases (Cochliomyia hominivorax, mais conhecidas como bicheiras), principalmente no caso de feridas acidentais ou procedimentos cirúrgicos, além de ser um eficiente repelente de larvas e insetos.

- Capstar tem uma ação de aproximadamente 24 horas; - Indicado para cães e gatos a partir de 4 semanas de idade.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

A dose pode ser repetida conforme a necessidade e a cirtério do médico veterinário a cada 24 horas com segurança.