Como limpar as amígdalas?

Perguntado por: vmelo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

O Enxaguante & Antisséptico Bucal Halité foi desenvolvido para o controle dos gases responsáveis pelo mau hálito (halitose), indicado para quem tem saburra lingual em excesso, cáseos, gengivite e gotejamento pós nasal.

Pois bem, elas são os cáseos. Os cáseos, também conhecidos como tonsilólitos ou pedras nas amígdalas, são pequenas massas brancas ou amareladas que se formam nas amígdalas — são as estruturas localizadas na parte de trás da garganta.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.

Gargarejo de água com sal e com vinagre de maçã
Para os gargarejos com água e sal, você deve misturar, em um copo de água (de preferência, morna), uma colher de chá de sal. Cada gargarejo deve durar 40 segundos e ser feito, no máximo, 3 vezes por dia.

Gargarejo para remover e prevenir os cáseos
Além disso, uma mistura de água morna e sal também é boa para gargarejos, pois ajuda a remover restos de comida das depressões das amígdalas. Você deve misturar uma colher de chá de sal em 150 ml de água, mexendo até misturar bem.

Além das bolinhas na garganta, o principal sintoma de caseum é o mau hálito. Entretanto, o paciente também pode apresentar: amígdalas inchadas, garganta inflamada, dor ao engolir, tosse, gosto desagradável na boca, dor de ouvido.

Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação. E, é claro, não têm nada a ver com o cheiro de fezes.

O caseum acarreta mau hálito, que se ocasionar incômodo enorme, pode ter solução através da cirurgia.

Como saber se tenho mau hálito? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Enquanto dormimos acontece, inevitavelmente, uma descamação da mucosa bucal do excesso de células, em especial quando o paciente respira pela boca ou ronca. Essas células se depositam na língua e entram em decomposição, liberando mau odor nesse processo, explica o dentista.

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

Embora muitas pessoas com cáseos amigdalianos não tenham nenhum sintoma e, às vezes, nem mesmo consigam vê-los, o mau hálito e outros sinais e sintomas podem estar relacionados aos cáseos.

Alguns otorrinolaringologistas só indicam a operação se o órgão tiver infecções constantes ou não estiver exercendo as suas funções corretamente. No caso de amígdalas saudáveis, o recomendado é não extraí-las sem motivo, pois a cirurgia é invasiva e, como todo procedimento invasivo, pode trazer riscos.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

É por isso, também, que o diagnóstico profissional é tão importante.

  1. Uso de medicamentos. A maioria dos remédios que tratam o caseum podem ser preparados em casa e, com uma breve pesquisa na internet, é possível encontrar várias receitas. ...
  2. Água morna e sal. ...
  3. Enxaguante bucal. ...
  4. Extração manual. ...
  5. Cirurgia.

Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã
O vinagre de maçã ajuda a reduzir a acidez bucal devido às suas propriedades neutralizantes de pH. Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele.