Como limpar água barrenta do poço caipira?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O sulfato ferroso presente no pó faz com que a sujeira decante e se deposite no fundo do recipiente. Depois de mais cinco minutos de espera, é hora de filtrar a água com um pano de algodão. Então, basta aguardar mais vinte minutos para que o hipoclorito de cálcio elimine todas as bactérias presentes no líquido.

O cloro, sem dúvida, é o produto ideal para tratar água de poço artesiano que contribui eficientemente para esse processo. É recomendada a pastilha de tricloro sólido com 90% de cloro ativo. Considerado o mais eficaz oxidante microbiológico, o produto para tratar água de poço artesiano é comercializado por quilo.

Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.

Embora seja natural, a água de poço não é necessariamente potável e pode estar inadequada para o consumo humano imediato. Quer dizer, em muitos casos ela não se enquadra nos padrões vigentes de potabilidade, que no Brasil são estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX), de 28 de setembro de 2017.

Seu nome mais comum é poço caipira. Ele é perfurado manualmente até o início do lençol freático, ou seja, até a primeira reserva de água próxima à superfície. Sua profundidade é, geralmente, de no máximo 20 metros.

O sulfato ferroso presente no pó faz com que a sujeira decante e se deposite no fundo do recipiente. Depois de mais cinco minutos de espera, é hora de filtrar a água com um pano de algodão. Então, basta aguardar mais vinte minutos para que o hipoclorito de cálcio elimine todas as bactérias presentes no líquido.

O acúmulo de sujeira em um poço pode interferir na qualidade da água e levar a problemas como ferrugem, incrustações e danos aos materiais. Por exemplo, sem a limpeza e a manutenção anuais, a tubulação pode se romper e pedaços de tubo podem cair no poço.

Por que a caixa d'água fica suja? Segundo especialistas, a sujeira aparece a partir de bactérias que consomem os resíduos de cloro presentes na água tratada pela companhia de abastecimentos das cidades. Uma situação que acontece em todas as cidades e reservatórios.

A Zet-Tec é uma empresa especializada, entre outras atividades, em limpeza de poços artesianos ou caipiras.

O P&G Sachet é um sachê de quatro gramas que pode transformar até dez litros de água suja em contaminada em bebida limpa e própria para o consumo, sem perda de volume. Para utilizar o produto, basta abrir o sachê e despejar o pó no recipiente com água suja.

O Cristal de Enxofre trabalha no chakra do umbigo ou plexo solar e sua principal função é a de eliminação. Não deve ser colocado em água, pois se dissolve muito facilmente.

A água ferruginosa como tratar se deve às incrustações presentes nas instalações hidráulicas de edifícios condominiais. Para sanar o problema da água ferruginosa como tratar, que é caracterizada pela sujeira e cor de ferrugem amarelada, é empregado um produto denominado Econox.

O ferro na água deixa pias e o vasos sanitários amarelados, manchas em tecidos, roupas, utensílios sanitários, deixa sabor metálico na água e na comida, além de favorecer incrustações nos canos.

remover ferrugem da água é muito simples se a opção for investir no serviço de inserção de ortopolifosfato de sódio, uma substância própria para a remoção gradativa de incrustação, que que dão um aspecto de ferrugem nos encanamentos, que ocasiona manchas em pias, vaso sanitários, piso, roupas, utensílios domésticos, ...

A vida útil de um poço é muito boa se ele for bem cuidado e construído com materiais de qualidade. Um poço de formação rochosa, ou um poço sedimentar totalmente revestido com aço galvanizado, por exemplo, pode durar cerca de 70 anos.

A única forma de saber se a água de um poço artesiano é segura para consumo humano é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica da água.

Poço caipira ou simples
A presença de água ou umidade nessa camada, por vezes chamada de “água de chuva”, é sujeita a condições climáticas e à contaminação do solo. Por isso, em tempos de seca, a vazão de tais poços diminui drasticamente – e, sim, ele pode secar completamente.

Como saber se um poço vai dar água? O primeiro passo é fazer um estudo da região, ou seja, uma análise dos poços já perfurados na área e de imagens de satélite. Em seguida, se você quiser mais assertividade, pode contratar um método de locação para fazer a detecção provável de água no subsolo.

O poço caipira é perfurado manualmente, com diâmetro em torno de um metro e a profundidade variável. Visa a captação de água do lençol freático já que a camada impermeável não é perfurada. O poçocaipira” é aquele perfurado manualmente, com diâmetro em torno de um metro e a profundidade variável (até encontrar água).

Não utilize águas de poços, fontes, nascentes ou minas para consumo e higiene humana. Tomar banho, escovar os dentes, encher a piscina e fazer comida utilizando água de fontes alternativas podem causar riscos a sua saúde.

A limpeza do poço artesiano deve ser feita dependendo do tempo de uso e da idade da estrutura. No entanto, recomenda-se a limpeza pelo menos uma vez por ano e, em alguns casos, a cada 6 meses. Se for um poço artesiano muito antigo, é importante limpar a cada 3 meses.