Como limpar a mente de traumas?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Desapegar do passado é necessário não apenas para aproveitar o presente, mas para construir um futuro diferente.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma. Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos.

A terapia cognitiva comportamental é bastante recomendada, com evidencias científicas. Não é só um jogo de palavras, mas a melhor abordagem para tratar os traumas do passado é investir seriamente nesse processo, seja via TCC, Psicanálise, Existencialismo, ou outras.

Expresse sua dor tão sinceramente quanto puder: Fale como se sente sobre o que houve, de modo simples e verdadeiro. Não crie expectativas demasiadas ao que o outro fará com isso: Não espere grandes atos de reparação. Muitas pessoas não estão prontas para a verdade e não saberão o que fazer.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

Retorno e enfrentamento: não há maneira melhor para superar um trauma do passado do que retornar ao local / situação e enfrentar o problema. Voltar ao ponto zero da causa pode fazer você enxergar tudo o que ocorreu por um novo prisma. Pode fazer você encontrar uma saída emocional.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Quando o assunto é trauma, esquecer é, provavelmente, o fim mais improvável. Por isso, o processo de cura, no caso das doenças relacionadas a esse tipo de situação, passa por uma espécie de reinterpretação das memórias ligadas ao evento traumático. Mas nem só na superação do evento traumático se encerra o tratamento.

Sim Mallawey, é possível resgatar memórias do passado utilizando técnicas da hipnose clínica. As técnicas da hipnose são muito eficazes para detalhar as lembranças que estão na consciência da pessoa, ou para trazer à superfície memórias que não são lembradas de modo consciente.

O engrama de memória está intacto. Mas as lembranças podem se degradar com o tempo, o que infelizmente acontece com a maioria das memórias antigas. As que são perdidas na doença de Alzheimer e em outras demências se degradam e, provavelmente, nunca poderão ser recuperadas”, esclarece o especialista em medicina interna.

Pode parecer difícil distinguir essas duas, mas na realidade é bem fácil: na memória falsa, há plena convicção de que o evento ocorreu da forma em que ele é recordado. Não há dúvidas, como no caso de uma simples confusão de informações. A pessoa recorda claramente o que aconteceu, mas o conteúdo da recordação é falso.

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

Quais são as causas do bloqueio emocional?

  • Problemas de autoestima. Uma pessoa que avalia a si mesma constantemente de forma negativa pode desencadear uma série de medos e bloqueios. ...
  • Experiências ruins. Todo mundo passa por experiências desagradáveis ao longo da vida. ...
  • Medo de ser rejeitado.

O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa no qual o inconsciente oculta memórias de dor para evitar o sofrimento. Quando isso acontece, entretanto, a situação dolorosa não deixa de existir: ela passa a se manifestar de maneira inconsciente, refletindo negativamente na vida da pessoa sem que ela perceba.

Algumas atitudes podem ser adotadas em sua rotina, com o objetivo de potencializar a melhora do quadro:

  1. Sature o ocorrido. Falar sobre o evento que abalou seu emocional pode ser bem difícil, afinal, reviver um momento traumático é doloroso. ...
  2. Entenda sua situação. ...
  3. Tire um tempo para você e relaxe.

O melhor tratamento para traumas é a psicoterapia conduzida por um profissional especializado. Durante as sessões, é possível levar o paciente a elaborar melhor a situação, de modo que, gradualmente, ele modifique os seus padrões mentais negativos e ou que a repercussão emocional desse seja menos desorganizodora.

A maioria das pessoas consideram que trauma é algo gerado por situações onde a vida de alguém está ameaçada, como num acidente de carro, um assalto, violência sexual, morte de alguém querido, crises de pânico e ansiedade, etc.

A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

A psicoterapia é o principal tratamento para o transtorno de estresse pós-traumático. Uma das técnicas utilizadas no acompanhamento psicológico é a terapia de exposição, a qual consiste na exposição controlada e gradual aos elementos associados ao trauma.

Continuar lendo Como eliminar traumas?