Como limpar a auréola?

Perguntado por: ngois4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Lave o peito apenas com água durante o banho ou duche. Os pequenos altos (glândulas de Montgomery) na sua aréola produzem um óleo que hidrata e protege os seus mamilos. O sabonete e o gel de banho podem eliminar este óleo natural, provocando secura e irritação.

Passar cremes no mamilo: hidratantes, loções e compressas não devem ser aplicados diretamente no mamilo ou na aréola, pois afinam a espessura desses tecidos, o que abre caminho para fissuras que mais tarde podem atrapalhar a mamada.

Alterações na cor do bico da mama também podem chamar a atenção, bem como a descamação e vermelhidão na área. Esses sinais são comumente confundidos com manifestações alérgicas e, portanto, não devem ser esquecidos na hora de realizar o autoexame.

O ideal é higienizar o bico do peito e a auréola somente com água. O uso de sabonetes pode alterar o pH natural da pele. Os seios têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada. Claro que, durante o banho, um pouco de sabonete pode escorrer e não há motivo para pânico.

A mama possui, em seu interior, diversos ductos, que são pequenos tubos por onde flui o leite quando a mulher amamenta. No entanto, às vezes, pode acontecer desses ductos ficarem entupidos, ocasionando desconforto no local e o surgimento de uma massinha branca ou bolinha de cor amarelada.

Pequena ferida no mamilo que não cicatriza; Sensação de ardência; Coceira e vermelhidão; Mamilo com aparência brilhante, rosada, esbranquiçada ou descamada.

tratar deste problema usaremos o óleo de Lavanda. Pimenta nos mamilos e bicos dos seios.

As infecções por fungos se formam, geralmente, nas áreas mais quentes dos seios, causando vermelhidão, irritação e coceira. Esse tipo de infecção pode estar presente tanto nos mamilos e aréolas quanto nas dobras de pele dos seios, por causa da umidade e calor.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Entretanto, ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, pois isso pode indicar também alguma doença hormonal ou até mesmo (mais raramente) um câncer de mama!

Os tubérculos de Montgomery são grandes glândulas sebáceas presentes na aréola ao redor do mamilo que produzem secreções ricas em lipídios para hidratar e proteger os mamilos e fornecer uma barreira oleosa contra infecções.

Aréolas. A aréola é aquela estrutura circular e de cor mais escura que fica em volta dos mamilos. Talvez você nunca tenha parado para pensar na função das aréolas, mas elas são muito importantes.

Considerações gerais: O tecido mamário normal está presente tanto em homens como em mulheres de todas as idades. Este tecido responde às mudanças hormonais e, portanto, podem aparecer e desaparecer certas massas ou protuberâncias.

A Eczema areolar é uma inflamação na aréola e mamilo com descamação, exsudação e prurido. No geral bilateral, bordes indefinidos e responde à corticoides tópicos. Se a lesão persistir, tem que biopsiar para investigar a doença de Paget.

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.