Como lidar com vizinho difícil?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Veja algumas dicas que podem ajudar você a resolver este impasse!

  1. Dialogue diretamente com o seu vizinho. O primeiro passo sempre é conversar diretamente com a pessoa antes de procurar o síndico ou registrar qualquer tipo de queixa. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Proponha soluções. ...
  4. Façam um acordo. ...
  5. Guarde provas.

O que pode ser considerado perturbação do sossego? Ao ligar o som muito alto, fazer algazarra, gritaria, tocar instrumentos musicais sem restrições ou até mesmo permitindo que seu animal de estimação faça muito barulho, você pode estar cometendo o crime de perturbação do sossego.

Ouça música bem alto.
Ponha seu som na varanda, na janela do quarto ou no carro, na entrada da garagem, e opte por algo bem irritante. Músicas repetitivas e particularmente desagradáveis entrarão na cabeça dele sem convite e ficarão lá mesmo que ele tente expulsá-las.

Desabafe sobre as suas frustrações, converse sobre outras coisas para uma distração necessária e peça por opiniões se não souber o que fazer com essa situação. Evite fazer uma festa barulhenta para se vingar. Isso é o oposto de ignorar os vizinhos e pode deixar o problema ainda pior mais adiante.

Fofoqueiros
Mesmo que você evite se relacionar com o fofoqueiro, é importante saber como lidar com essa situação. O primeiro passo é não alimentar a fofoca. Se esse vizinho parar você para contar uma novidade, não deixe que o papo se estenda, invente uma desculpe e afaste-se.

Mantenha a calma e não se permita cair em contradição ou demonstrar qualquer sinal de insegurança ao conciliador. Ofensas gratuitas ao vizinho também não são recomendadas. Lembre que o processo não é apenas de conhecimento, mas, principalmente, de convencimento.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

Como falamos no item anterior, a maioria das leis em vigência nos municípios e dos regimentos internos de condomínios preveem as 22 horas como limite de horário para ruídos que causem perturbação aos vizinhos. No entanto, esse horário pode variar de um local para outro e de acordo com determinadas situações.

O primeiro passo é sempre o diálogo. Por mais que pareça impossível fazer com que o vizinho mude de comportamento, o ideal é chamá-lo para uma conversa. Às vezes um simples bate papo pode resolver a situação. Pode ser que a conversa não ajude em nada, então será preciso repensar o local onde você mora.

Xingamentos, ameaças, humilhações, acusações falsas são formas de assédio moral que muitas vezes acontecem entre vizinhos no condomínio. Situações como essas são delicadas. É preciso muita cautela para que quem sofreu possa ser redimido e para que a paz seja restabelecida no condomínio.

Diga que existe outro vizinho que faz muito barulho e leva-a a concordar consigo. Depois de ela aceitar que outros fazem barulho, ela própria se sentirá na obrigação de ser mais silenciosa.

Como parar de fazer fofoca, segundo especialistas

  1. Entenda o que atiça seu fofoqueiro interior.
  2. Imponha limites e seja positivo.
  3. Seja consciente e conte com um amigo.
  4. Coloque-se no lugar dos outros.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.

Esqueça as conversas maldosas e compartilhe emoções positivas

  1. Evite se envolver. ...
  2. Estabeleça um acordo entre funcionários. ...
  3. Deixe os funcionários à vontade. ...
  4. Compartilhe mais emoções positivas. ...
  5. Pense antes de falar. ...
  6. Menos queixas e mais solicitações. ...
  7. Mantenha o equilíbrio.

Para denunciar, o reclamante tem que acionar o telefone 1746 ou ligar para o Disque Barulho, no número (21) 2503-2795. As demais cidades geralmente atendem às reclamações por meio do telefone 156 ou pelo portal da prefeitura. Há também a possibilidade de acionar a Polícia Militar local.

4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos

  1. Tente resolver os problemas apenas com uma boa conversa. ...
  2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos. ...
  3. Faça um segundo pedido por escrito. ...
  4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio. ...
  5. Faça valer os seus direitos.

Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto. Isso ajuda no conforto acústico, pois o som ecoa menos. É possível isolar o chão do quarto com carpete ou colocar um tapete grande, por exemplo.

Normalmente, vai das 22h às 6h; Código Civil: define que qualquer pessoa tem o direito de pedir a interrupção do barulho, caso ele prejudique o sossego, a segurança e a saúde dos moradores; Lei de Contravenções Penais: determina o que é o crime de perturbação do sossego.

Caso o incômodo persista, a senhora poderá propor uma ação contra o seus vizinhos, pais das crianças, pleiteando uma obrigação de não fazer mediante multa, como forma de dissuadir o incômodo. Procure um Juizado Especial Civel.