Como lidar com uma pessoa sádica?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A melhor forma é se afastar das mesmas. Como descobrir que uma pessoa é sádica? 1 – Zombo de pessoas para que elas saibam que estou no controle.
...
Eu gosto de:

  1. beber café;
  2. ouvir música agitada;
  3. sair para correr (uma das melhores);
  4. desistir de tentar me forçar a fazer algo e tirar um tempo para fazer algo fácil ou banal.

Se você conhece alguém que sente prazer, satisfação quando escuta tragédias, dificuldades, desgraças; gosta muito de histórias de violência, crimes; gosta de machucar os outros, vê-los sofrendo ou sente prazer em magoar, fazer o outro sofrer, você conhece uma pessoa com personalidade sádica.

1. [ Psicologia, Psiquiatria ] Parafilia em que o prazer depende do sofrimento físico ou moral infligido a outrem. 2. [Por extensão] Prazer em fazer ou ver sofrer outrem.

Sadismo é uma palavra usada para se referir a um indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio. No sadismo, a sensação de satisfação pode ocorrer basicamente de duas formas: ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos.

Psicopatia: falta de empatia e autocontrole, combinadas com um comportamento impulsivo. Sadismo: desejo de causar dano mental ou físico a outra pessoa para seu próprio prazer ou para se beneficiar.

Em geral, são indivíduos simpáticos, que simulam ter interesse pela vítima, utilizando a persuasão para convencê-las. Contudo, não possuem nenhuma empatia, culpa ou remorso pelos seus atos.

Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

Em quase todos os casos, uma pessoa que tem sociopatia se tornará controladora, manipuladora e abusiva em um relacionamento pessoal. Eles vão gostar de fazer a outra pessoa se sentir mal, arruinando a autoestima, humilhando-a e alienando-as de sua família e amigos.

Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.

A pessoa maníaca costuma ser bastante alegre e apresentar estado de euforia muito exacerbada. Nesse contexto, suas reações perante as situações são sempre mais exageradas e espalhafatosas do que das outras pessoas. Assim, sempre agem com o intuito de chamar atenção para si.

É uma pergunta estranha de ser feita, mas você sabia que existe um fenômeno chamado Schadenfreude, que é um termo alemão que significa “sentir prazer na dor do outro”? Pois é! Geralmente, tem uma relação com a inveja e é uma emoção social, ou seja, é sentido coletivamente.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Psicopatas se sentem inferiores quando não podem manipular ou controlar. Eles não gostam de pessoas que podem ver através de sua loquacidade, do seu charme superficial, de suas tendências manipuladoras. Esse tipo de pessoa mais perceptiva e menos superficial costuma ser chamada de empática.

Sociopatas não sentem medo
Não apresentam qualquer preocupação ou cautela diante de determinadas situações que apresentem riscos à sua segurança, à sua saúde e até mesmo à sua vida, como dirigir embriagado, se expor a locais perigosos, abusar de álcool e drogas, ter relações sexuais sem proteção, entre outros.

Ao contrário do que se pensa, os sociopatas não costumam ser muito pacientes. Eles se irritam com coisas pequenas do cotidiano e expressam a sua raiva e indignação com exuberância. Alguns indivíduos podem até reagir de forma violenta e agressiva para expressar a sua frustração.

Um psicopata/sociopata tem dificuldades em conversar por meios eletrônicos: Pessoas com o Transtorno de Personalidade Antissocial apresentam dificuldade em manter diálogo por mensagens, e-mails e áudios de aplicativos.

Os traços-chave que os sociopatas e os psicopatas têm em comum incluem:

  1. Um desrespeito pelas leis e costumes sociais;
  2. Um desrespeito pelos direitos dos outros;
  3. A falta de remorso ou culpa;
  4. Uma tendência para mostrar comportamento violento;

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos para conseguir manipular os outros. Além disso, a sua incapacidade de controlar as suas emoções negativas torna muito difícil estabelecer um relacionamento estável. A sociopatia não tem cura.

As crises ou episódios do transtorno maníaco depressivo, na fase de mania, apresentam sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. E os episódios depressivos apresentam baixa energia, desmotivação acentuada, desinteresse com as atividades.