Como lidar com uma pessoa que você não gosta?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Lidar com uma pessoa que não gostamos pode ser complicado, mas não impossível.
...
5 dicas de como conviver com pessoas que você não gosta

  1. Estabeleça uma zona de conforto. ...
  2. Desenvolva empatia. ...
  3. Respeite o tempo e as limitações dela. ...
  4. Seja compreensivo.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

Ele é único e com uma energia que os outros não têm. Desta forma, você mesma cria nessa pessoa um fator de "distanciamento", que sem perceber a faz se sentir ansiosa e curiosa por ela. Na psicologia comportamental, o “reforço” é qualquer coisa que aumenta a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Motivos. Pesquisas apontam alguns fatores que, juntos ou separados, são considerados os motivos que levam o indivíduo a sentir simpatia ou antipatia por alguém. "A aparência física (beleza, asseio), características da personalidade (extroversão, sociabilidade), estado de humor (bom humor) e estado de saúde.

É ela, a adrenalina, que faz também com que seja mais fácil nos apaixonarmos por alguém que conhecemos em meio a uma situação emocionante. Já com relação à proximidade, o que acontece é que estar perto de alguém de quem gostamos faz com que nosso corpo produza mais dopamina, hormônio que nos dá a sensação de prazer.

Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar: “Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”

Seja firme durante a rejeição.

  1. Diga algo simples e direto, como "Desculpe, mas eu não quero sair com você". Você pode acabar alongando a conversa se disser algo mais do que isso.
  2. Tenha certeza de que a sua linguagem corporal passará a mesma mensagem das suas palavras. A comunicação não-verbal também é muito importante.

Sem expectativas e "não quero te magoar"
Isso fica mais explícito quando ele perde para não criar expectativas e que tem medo de magoar. No fundo, ele não sabe o que quer e quer assegurar que, se sumir do nada, não terá problema algum.

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

Mesmo que não queira dizer “eu te amo”, mostre que valoriza o outro.

  1. Uma frase que poderá usar é: “Me deixa muito contente saber que se sente assim. Adoro ficar ao seu lado. Você é uma ótima ouvinte”.
  2. Caso prefira, diga: “Eu gosto de você também, é um homem gentil, inteligente, engraçado e com quem adoro me divertir”.

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações. O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

A falta de apreço ou o sentimento de ser desdenhado por alguém é algo que todos nós experimentamos em nossas vidas. O desprezo é algo que nos causa desconforto e, em alta intensidade, pode mesmo ocasionar problemas mais sérios, como forte frustração, ansiedade e depressão.

Tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas é um exercício de empatia. Faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem com eles, e não com você.

Os pensamentos tóxicos são os pensamentos que provocam em nós, sentimentos ofensivos. Todo pensamento gera um sentimento que leva a uma ação, a qual poderá ser negativa ou positiva, tudo dependerá de como estão esses pensamentos.