Como lidar com uma pessoa que não é carinhosa?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Confira, a seguir, sete atitudes que você deve ter para ajudá-la e ajudar a si mesmo.

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência. ...
  8. 8 Comentários.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Para ser mais carinhoso e demonstrar a sua empatia pelas pessoas, deve ser um ouvinte ativo. Quando falar com qualquer pessoa, permaneça atento ao que conta a você e responda de forma a melhorar o entendimento recíproco.

Características de pessoas frias no relacionamento
Distanciamento emocional: pessoas frias no relacionamento se distanciam dos seus parceiros e parceiras, pois existe uma dificuldade muito grande em demonstrar os sentimentos. O distanciamento acaba sendo natural e, em muitos casos, impossível de reverter.

Existe um ditado que diz que o carinho de uma pessoa fria é muito mais sincero. E de fato, é verdade, porque pessoas consideradas mais frias tendem a ter muito equilíbrio emocional e não saem por aí demonstrando carinho para qualquer pessoa.

Para barrar a frieza emocional, é preciso investir no desenvolvimento do autoconhecimento e compreender como você funciona diante de diferentes situações cotidianas e das emoções que elas causam. Afinal, todos possuem a habilidade necessária para desenvolver e melhorar as próprias competências emocionais.

Se você ou a pessoa indiferente possui queixas sobre a relação, deve sempre buscar o caminho do diálogo aberto e sincero. Por mais que seja difícil falar sobre determinados tópicos, é melhor tentar se acertar com a pessoa diretamente do que tratá-la com frieza.

estresse constante; organização rígida para manter o controle; dificuldade para tomar decisões. Além disso, as emoções reprimidas também podem se manifestar por meio de sintomas físicos, como taquicardia, insônia, falta ou excesso de apetite, dores musculares.

Muitas vezes a história de vida de alguém pode ser recheada de dor e tristezas, experiências que têm a capacidade de levar a um fechamento do coração, um recolhimento para dentro de si mesmo, por medo de reviver as dores do passado.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide.

Alexitimia: A incapacidade de identificar emoções e sentimentos.

O melhor a fazer é ter uma boa conversa sobre o que é amor e o que é desejo para vocês. Com paciência e franqueza, sem cobranças, tente esclarecer esses pontos com o seu namorado.

Uma pessoa considerada carinhosa é aquela que demonstra carinho para com outras, sejam amigos, familiares ou mesmo desconhecidos. A troca de carinho é essencial para o equilíbrio emocional do ser humano, além de ser importante para a saúde do indivíduo.

7 formas de demonstrar amor para uma pessoa

  1. Faça carinho. Se você é do tipo que curte toque físico, e se você sabe que a outra pessoa também gosta, o carinho é um ótimo aliado. ...
  2. Olhe nos olhos. ...
  3. Cultive o bom humor. ...
  4. Elogie com sinceridade. ...
  5. Escute com atenção. ...
  6. Expresse o que sente. ...
  7. Assuma erros se precisar.