Como lidar com uma pessoa depressiva e ansiosa?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

10 Dicas para ajudar uma pessoa com depressão

  1. Ouça com atenção.
  2. Se informe sobre a doença.
  3. Incentive a busca pelo tratamento.
  4. Evite dar sermões em pessoas depressivas.
  5. Incentive a prática de esportes e alimentação saudável.
  6. Estimule a socialização.
  7. Dê apoio.
  8. Tenha paciência.

O que não se deve dizer para uma pessoa depressiva?

  • “Pense positivo”
  • “Você precisa seguir em frente”
  • Depressão é frescura”
  • “Tente se esforçar mais”
  • “Todo mundo tem problemas”
  • “Você se colocou nessa posição”

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.

O depressivo, em geral, tem uma visão negativa de si, do mundo externo e do futuro. Ele se percebe inadequado, carente… chega a pensar que não possui atributos necessários à obtenção da felicidade. Outra característica que se verifica é o fato do deprimido acreditar que o mundo lhe faz demandas absurdas.

O estudo indica que a doença dilui o contraste entre o preto e o branco e, por isso, o mundo do depressivo se torna, literalmente, cinza. Nos pacientes mais graves, a resposta da retina foi mais frágil.

Um dos papéis mais importantes dos familiares no tratamento da depressão é não permitir que a pessoa volte ao mesmo estado psicológico e emocional de antes. Convites para passar o tempo junto, mesmo quando recusados, ajudam o ente querido a perceber que ele não está sozinho nessa empreitada.

Surtos depressivos: um humor depressivo e uma perda de interesse ou prazer são os sintomas-chave da depressão. O paciente pode dizer que se sente triste, inútil e liquidado, desesperançoso com uma espécie de dor emocional agonizante. Aproximadamente 2/3 dos indivíduos deprimidos pensam no suicídio e 10 a 15% o cometem.

A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias.

Encoraje a pessoa em crise de ansiedade a respirar profundamente para quebrar o ritmo da respiração ofegante e promover o relaxamento muscular, bem como a desaceleração do pensamento. Você pode primeiro instruí-la a inspirar fundo e expirar longamente pela boca ou pelo nariz repetidas vezes.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Sinais de piora da depressão
Soma-se à escalada da intensidade desses sintomas, de acordo com Astete, aquele desconforto no estado emocional que faz surgirem reflexos físicos como aperto no peito e sensação angustiosa que envolve a garganta.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

Há vários santos padroeiros de pacientes com depressão: Santa Filomena, Santa Margarida de Cortona, Arcanjo Rafael e São Luís Martin, pai de Santa Teresa de Lisieux. Mas a primazia cabe a Santa Dinfna, que viveu no século VII.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A depressão pode afetar qualquer pessoa – até mesmo alguém que parece viver em circunstâncias relativamente ideais. Aquela ideia comum de que só terá o transtorno quem já é triste é equivocada.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Segundo o doutor Wolter, a “descompensação de quadros de esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e depressão grave são algumas das causas que cursam com sintomatologia psicótica”. Ou seja, a psicose é um dos indícios de algumas das formas mais graves de transtorno mental, e pode se manifestar repentinamente.

Há evidências crescentes de que várias partes do cérebro encolhem em pessoas com depressão. Especificamente, a matéria cinzenta, um tecido com muitas células cerebrais.