Como lidar com um cliente mal humorado?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Ouça bem o que a pessoa precisa, ajuste seu ritmo vocal e seja empático ao apresentar seus produtos ou serviços. Se entrar no ritmo da pessoa, ela seguirá o seu. 3. Não leve para o lado pessoal: entenda que o mau humor é parte do seu desafio em alguns casos e nunca encare que a pessoa está contra você.

Boa leitura!

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. Ninguém falha de propósito, no entanto, erros acontecem. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

Assuma a responsabilidade
A melhor forma de agir no atendimento ao cliente nervoso é tomar a responsabilidade de resolução para si. Isso quer dizer que você deve ter as melhores soluções em mãos no momento da crise e, de preferência, mantenha um plano B, ou C.

· Não estenda uma discussão - escute firme o cliente, tenha bons ouvidos. Não rebata com textos, posts e afins que deem margem para ofensas e desrespeito. Não entre no jogo do estresse e do “quem sabe mais”. · Mantenha-se sereno - Mesmo que você e seu cliente não estejam se vendo, aja como se estivesse na frente dele.

Dizer alguma coisa legal sobre a pessoa que está de mau humor pode tirá-la dessa situação ruim. Além disso, um elogio pode aproximar vocês dois neste momento chato. Você pode agradecer a pessoa por ajudar você ontem ou elogiar o visual dela para que ela se sinta mais feliz.

A vitamina C é um antioxidante que auxilia o corpo na habilidade de criar neurotransmissores, incluindo dopamina e serotonina, que trabalham para estabilizar o humor.

O tratamento é o mesmo de uma depressão, passando pela administração de medicamentos, acompanhamento psicoterápico e, em momentos de crises, uma internação psiquiátrica poderá ser necessária. Atividades físicas, terapias ocupacionais e outras atividades terapêuticas também podem auxiliar o tratamento.

Separamos algumas dicas de como atender um cliente nervoso para tentar amenizar esse momento de tensão no relacionamento empresarial:

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. ...
  4. Sinceridade.

Crie empatia e mostre compreender os sentimentos deles com frases como "Você deve estar insatisfeito" ou "Entendo por que você se sente desprezado". Admita seus erros, mesmo se você descobri-los antes dos clientes. Isso cria e restaura confiança.

Três dicas para acalmar alguém nervoso ou com raiva:

  1. Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. ...
  2. Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. ...
  3. O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro.

A fome definitivamente irrita clientes, deixa qualquer pessoa impaciente. Um pedido que demora mais de hora para ser entregue ao cliente, provavelmente será a o motivo principal para não retornar em seu estabelecimento.

Qual o nome da senhora?” Chamar o cliente pelo nome causa uma empatia maior. Mas não abuse: Use o “Senhor” ou “Senhora” para as pessoas mais idosas e somente deixe de usar se o cliente lhe autorizar. Mesmo assim, nada de intimidade como “querida”, “nêga” ou qualquer outro sinal que denote uma intimidade que não existe.

Aprenda como dispensar um cliente chato

  1. Trabalhe o relacionamento e tenha uma conversa franca. ...
  2. Tenha certeza de que é preciso demitir o cliente. ...
  3. Corte o mal pela raiz.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.