Como lidar com pessoas tóxicas na família?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Segundo a psicóloga Beatriz Lima, “família tóxica ou disfuncional é aquela que frequentemente tem comportamentos não-saudáveis, como chacotas, mentiras, chantagens e manipulação, dando margem a sentimentos de angústia e sofrimento”.

Um estudo de 2020 publicado no International Journal of Research and Public Health determinou que um local de trabalho tóxico “pode ser prejudicial e levar a estresse, esgotamento, depressão e ansiedade entre trabalhadores”.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gên. 12:1).

Se afastar não significa fuga ou não-enfrentamento, significa autopreservação, autocuidado, significa que a sua saúde vem primeiro lugar. A consequência disso pode ser uma melhora no relacionamento com seus familiares por causa, justamente, desse distanciamento.

Uma mãe tóxica, então, é aquela que se comporta de modo muito prejudicial a seus filhos, impactando no bem-estar emocional e psicológico deles no longo prazo. São comportamentos que prejudicam o desenvolvimento saudável de seus filhos.

Isolamento e incompreensão. Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Pense no que dirá ao resto da família, quando alguém perguntar sobre sua decisão de afastar-se. Procure ser breve e contundente, sem abrir espaço para discussões. Você pode, por exemplo, dizer algo como: “Decidi que me afastar seria o melhor para mim, e até agora não me enganei.”.

Corte os laços se eles fofocam sobre você
Quando você compartilha os problemas mais profundos com sua família e precisa de consolo, o mínimo que eles podem fazer é respeitar sua vulnerabilidade e privacidade. Compartilhar com eles não é um ingresso para fofocar sobre sua vida, e você não deve tolerar isso deles.

Estabeleça um local de segurança
Quando se está em um ambiente de trabalho tóxico, é possível sentir com muita negatividade ao redor. E por isso a importância de estabelecer um local de segurança, para que o colaborador consiga um pouco de conforto e ter momentos de paz para refletir sobre o momento em questão.

5 sinais de um ambiente de trabalho tóxico

  1. Comunicação ruim. “Seja pela escrita, seja pela fala, demonstrar empatia com a forma com que cada um se comunica é essencial. ...
  2. Excesso de competitividade. ...
  3. Microgerenciamento. ...
  4. Bullying corporativo. ...
  5. Alta rotatividade.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Se afastar de pessoas tóxicas ajudará você a ter sua vida de volta. Isso o ajudará a controlar seu presente e futuro. Sem eles por perto para derrubá-lo, você está no controle total. Você não precisa pedir permissão a ninguém antes de tomar uma decisão.