Como lidar com pessoas que te excluem no trabalho?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Lidando com a rejeição no processo seletivo

  1. Aceite a frieza dos números. ...
  2. Administre a ansiedade. ...
  3. Solicite um feedback. ...
  4. Não permita que a rejeição o defina, mas aprenda com ela. ...
  5. Tenha paciência até que o emprego certo seja seu.

As razões para excluir alguém são muito variadas. Por exemplo, é socialmente aceitável que venhamos a excluir do convívio social pessoas que são consideradas perigosas para a sociedade. No entanto, até para elas, é importante que a sociedade implemente alguma proposta de reintegração do criminoso à sociedade.

Consequências. A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc.

Por exemplo, se esses amigos o excluem constantemente das atividades, tente conversar em particular com pelo menos um deles. Talvez eles não tenham agido assim de propósito, e uma conversa para alertá-los dos seus sentimentos poderá provocar uma mudança de comportamento. Tire uma folga.

adjetivo, substantivo masculino Que foi alvo de exclusão; colocado ou deixado de fora; expulso. [Figurado] Pessoa que foi privada dos direitos básicos: os excluídos da sociedade.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.

Como lidar com o abandono e superar a rejeição

  1. Aceite o fato consumado. ...
  2. Encare a situação como sendo um ciclo que se fechou. ...
  3. Não alimente emoções destrutivas. ...
  4. Pense em você ...
  5. Seja você e não se deixe levar pelo recalque.

Resposta: me sinto ansiosa e angustiada, mas aao mesmo tempo nervosa, tipo, porque a pessoa tá diferente? eu fiz ou falei algo errado? no momento prefiro ficar calada, e pensar na situação, prefiro perguntar depois o que aconteceu e porque a pessoa estava assim.

Para se livrar desse padrão de comportamento nada saudável, você pode seguir as dicas da Vittude!

  1. Ressignificar a rejeição.
  2. Mudar a perspectiva.
  3. Praticar o amor-próprio.
  4. Reencontrar a vulnerabilidade.
  5. Perdoar o passado.

No ambiente de trabalho não leve nada para o lado pessoal e da amizade. Seja maduro e profissional. Se precisar falar com uma pessoa que não gosta, não mande recados, procure-a e use fundamentos para evitar que seja levado para o lado pessoal. Procure ficar o mais distante possível dessa pessoa para evitar problemas.

Afinal, muitas vezes você não tem escolha e essa pessoa pode ser até mesmo o seu chefe.

  1. Estabeleça limites. Cuidar da sua saúde mental deve ser sua prioridade. ...
  2. Evite contato desnecessário. Lembre que você não precisa criar nenhum laço com essa pessoa além do convívio profissional. ...
  3. Tente não atribuir a si mesmo.

Os cientistas sabem agora que a dor da rejeição aciona os mesmos neurônios que uma queimadura ou um soco. Além de explicar por que algumas pessoas são mais resistentes que as outras, isso revela uma forte ligação entre vida social e saúde.

Os resultados, que foram publicados no periódico científico Molecular Psychiatry, mostraram que um sistema de receptores opioides localizado no cérebro, que é acionado para liberar substâncias químicas contra dores físicas, também entra em ação quando passamos por situações de rejeição social.

Necessidade em agradar ao próximo: buscando a aceitação de terceiros, a pessoa busca constantemente agradar ao próximo para que suas ações e opiniões sejam alinhadas ao que pensa ou faz. O medo de ser rejeitado faz a pessoa trilhar esse caminho de maneira consciente ou mesmo inconscientemente.

Quando uma amizade precisa chegar ao fim, podemos começar a vivenciar sentimentos negativos na companhia de alguém. Portanto, pense em como se sente quando está com esse amigo — caso seus sentimentos não sejam tão positivos, talvez seja hora de encerrar a relação.