Como lidar com pessoas opostas?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Coloque-se no lugar dos colegas, busque compreender as origens de suas ações e enxergue o outro lado. Você não precisa mudar seu ângulo de visão, mas pelo menos saberá por que alguns colegas se comportam de certa forma. Assim, estará mais preparado para lidar com essas diferenças.

Afinal, é verdade que os opostos se atraem? Cientificamente, não. Ao contrário: as pessoas tendem a procurar parceiros com características semelhantes. Desde a década de 1950, cientistas sociais se dedicaram em mais de 240 pesquisas sobre o que leva uma pessoa a se interessar pela outra.

Em primeiro lugar, contrastes tendem a se destacar. Mesmo se dois cônjuges em um casal combinam em inúmeras características, eles podem acabar brigando sobre as maneiras em que são diferentes. Para além disso, existem evidências de que pequenas diferenças entre parceiros podem aumentar com o tempo.

No ano de 1783, o físico francês Charles Augustin de Coulomb publicava o seu tratado mais importante sobre o magnetismo. Chamado de “Lei de Coulomb”, trata da atração magnética entre dois corpos eletricamente carregados.

Às vezes acreditamos que sentimos mais atração pelos opostos, mas a realidade não é bem assim. A semelhança atrai porque no amor do casal operam diversos mecanismos de identificação mútua. Para nos apaixonarmos precisamos sentir que o outro nos reafirma de uma maneira ou de outra.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

Saiba ceder e ser tolerante
Entender o momento certo para ceder é essencial em uma relação saudável e duradoura. Ter jogo de cintura para conciliar os interesses e opiniões divergentes é fundamental para que um relacionamento funcione, e isso deve ser parte da rotina do casal.

Nosso mundo é um território mental onde convivem nossos medos, desejos, nostalgia, e todas as coisas das quais falamos. Por outro lado, as pessoas que atraímos refletem de alguma forma as crenças que temos sobre nós mesmos e sobre os outros.

Para entender como é possível estar dividido entre dois amores totalmente diferentes, a psicóloga lembra que isso também é uma questão cultural. “O ser humano é poligâmico. Você tem a capacidade de amar mais de uma pessoa. Mas claro que há um tabu envolvido, então, para muita gente, isso vai causar problemas.

Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos. Mesmo algo mais sutil carrega um imenso valor aos dois sendo um modo de revelar o que sentem por dentro. Claro, isso é algo frequente apenas entre a dupla, de modo que o comportamento com os outros seja diferente.

Busca de orientação adequada (como o programa do Rituaali), em alguns casos com terapia de casal; procurar conhecer as reais necessidades do outro e buscar atender; sair do egoísmo e desenvolver o altruísmo - até quando o outro não valoriza o que o "generoso faz" é possível "ele mesmo" se sentir melhor!

Exposição simples. A exposição repetida a uma pessoa geralmente é suficiente para gerar atração. É interessante saber que a exposição repetida a qualquer estímulo (seja uma pessoa, uma pintura, um registro ou o que quer que seja) quase sempre torna o estímulo mais agradável para nós (Zajonc, 1968).

opposites attract.

As filmagens começaram em março de 2021 em Paris e Rhône-Alpes.

O filme foi produzido por profissionais e estudantes do Unasp.

Estar mais próximo ajudaria
Manter um relacionamento à distância é uma tarefa difícil e pode ajudar no aparecimento da atração e do desejo por outras pessoas. Talvez, se o casal vivesse na mesma cidade, casa ou se encontrassem todos os dias, esse sentimento diminuísse, já que eles estariam juntos o tempo todo.