Como lidar com pessoas frias e distantes?

Perguntado por: emota . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência.

Pessoas frias e calculistas não depositam a sua confiança nos demais. Além disso, desconfiam de tudo ao seu redor e estão sempre alertas. Eles presumem que os outros são como eles e podem traí-los por um objetivo maior.

Não ria descontroladamente e nem chore: mantenha-se estável e tente não demonstrar muita emoção. Seja altivo e imparcial sempre que conversar com alguém. Não fale sobre si. Mantenha distância daqueles que o cercam ao evitar dizer muita coisa sobre sua vida pessoal, seus pensamentos e seus sentimentos.

Depois de identificar se a pessoa em questão é realmente fria, chega o momento de saber como lidar com ela.
...
7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Dicas de como lidar com uma pessoa fria

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que se proteja, para evitar que acabe por se magoar pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os sentimentos nas atitudes. ...
  7. 7 – Tenha paciência.

A frieza é a autodefesa da necessidade exagerada. É difícil e até arriscado falar com tanto desprendimento dos sentimentos alheios – ou da falta deles. Mas é fácil reparar: Pessoas frias não sofrem da ausência de sentimentos. Elas apenas os suprimem, os guardam tão bem guardados que não conseguem compartilhá-los.

As pessoas introvertidas são naturalmente atraídas pela leitura e estudo. Elas apreciam aprender e descobrir coisas novas por si, e são inteligentes. Uma pessoa inteligente é sexy e atraente.

A alexitimia pode ser descrita como uma condição relacionado à dificuldade de experimentar, identificar e expressar emoções. O que torna difícil reconhecer quando você está sentindo algo, e ainda mais difícil atribuir um nome a ela.

Alguns indivíduos simplesmente não demonstram afeto da maneira convencional, porque não aprenderam como fazer isso. Geralmente sofreram algum tipo de "castração" de ordem sexual, que se estendeu até a afetividade, nos primeiros anos da adolescência, quando as paixões estão em alta.

O distanciamento emocional significa dar um tempo nas emoções do relacionamento, mas você ainda pode compartilhar as tarefas e atividades diárias com a outra pessoa. Dê-se um espaço físico.

4 passos para eliminar a dependência emocional

  1. Reconhecer que há um problema. Não existe dependência somente entre casais, isso pode acontecer com qualquer um… ...
  2. Liste coisas que te prejudicavam e que você só fez por amor e carinho. ...
  3. Trabalhe para aumentar a sua auto-estima. ...
  4. Aprenda a estar só

Como ser desapegada emocionalmente em 5 passos

  1. Construa o amor próprio. ...
  2. Não tenha medo de fazer as coisas sozinha. ...
  3. Não tenha medo de deixar as pessoas irem. ...
  4. Saiba recomeçar. ...
  5. Clareza e aceitação.

Seja muito breve nas comunicações. Se não houver outra saída, seja monossilábico. Se a pessoa perguntar se pode ligar, vê-lo, ou qualquer coisa do gênero, simplesmente diga “não”, sem explicações. Outras opções seriam “não quero”, “não posso”, “não vai dar”, “não tenho tempo para isso” etc.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

A convivência, seja diária ou ocasional, com o indivíduo indiferente se torna extremamente desagradável. A pessoa ignorada sente que as atitudes dele não são sinceras porque, no fundo, talvez preferisse estar com outra pessoa ou em outro lugar. De fato, a indiferença não é a melhor forma de gerenciar um relacionamento.

Quando acha que alguém o está ignorando, fale com ele. Tente falar de maneira contundente, mas sem ficar na defensiva; por exemplo: "Sinto que está me ignorando. Compreendi certo?" Fazê-lo permite que você passe uma mensagem, mas sempre sem deixar a outra pessoa na defensiva. Identifique o comportamento manipulador.

O desprezo, seja de forma ativa ou passiva, não leva ninguém a lugar algum. Só leva à infelicidade e tristeza. Ele não tem propósito algum para a vida. Talvez o desprezo esteja dominando sua vida, situações diversas têm te segregado, a solidão tem entristecido seu coração.

No caso de receber indiferença por parte de alguém importante para você, procure deixar isto claro: Procure explicar a situação do ponto de vista objetivo e também expondo seus próprios sentimentos. Será preciso que você explique como se sente com essa sua atitude e peça para que a pessoa reflita sobre isto.