Como lidar com pessoas de mau caráter?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

  1. 1 – Mantenha Sempre o Respeito. ...
  2. 2 – Defina uma Distância Segura. ...
  3. 3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva. ...
  4. 4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem. ...
  5. 5 – Tente o Diálogo.

"Perceber que é necessário que algo seja mudado em nossas atitudes é o primeiro passo. O segundo é aceitar as consequências de se percorrer o caminho da mudança." A chave do mistério estará, portanto, em onde está a vontade da mudança, se parte da própria pessoa ou se somos nós que queremos mudar alguém.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança por agir corretamente.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Respondendo ao questionamento “o que é defeito de caráter“, se trata de todo aspecto negativo em nossa personalidade. Nossas falhas são resultado de nossa construção social e percepção em relação ao mundo. Do mesmo modo que aprendemos a ser bons, também podemos ser educados para ir na direção contrária.

A falta de caráter pode ser observada se uma pessoa repetidamente atribui a outros a responsabilidades por atos que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente no que se refere às quebras de regras e leis que infringem com frequência.

O caráter é um conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo. Neste sentido, suas atitudes serão coerentes com a sua índole, natureza e temperamento. As qualidades que constituem o caráter de uma pessoa podem ser boas ou más. Assim, determinam o conceito de moral que irá reger as atitudes de uma pessoa.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Comportamento inadequado social e moralmente.

Quem é mau-caráter, sempre vai achar uma desculpa para tornar legítimas suas ações.

Qual a diferença entre caráter e personalidade? O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

Em Marcos 7:20,21, lemos o seguinte: “[…] O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos […]”. Portanto, as atitudes que geram mudanças verdadeiras e perenes devem provir do coração.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Com essa personalidade, o indivíduo pode apresentar “falsidade, impulsividade, fracasso em fazer planos para o futuro, agressões, descaso pela segurança de si ou de outros, ausência de remorso e indiferença”.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.