Como lidar com pessoa que te ofende?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Ao lidar com uma pessoa agressiva, reconheça suas ideias, fatos e opiniões relevantes transmitidos por ela. Isso ajudará a dispersar as agressões e tornar o indivíduo mais aberto a ouvir o que você tem a dizer. Todavia, embora reconheça as ideias do outro, isso não significa que você concorda com elas.

Se alguém próximo te ofendeu com palavras, jamais faça o mesmo. Ficar trocando farpas o tempo inteiro só aumenta o desgaste, além de prejudicar ainda mais a delicada convivência. Demonstre maturidade e releve as ofensas, por mais impossível que possa parecer.

Mateus 18:6—“Qualquer Que Escandalizar Um Destes Pequeninos”
Hinckley disse: “Peço-vos encarecidamente que abandonem [tais práticas], que se afastem delas, que busquem ajuda, que implorem perdão ao Senhor e reparem o que fizeram. Deus não será escarnecido em razão dos abusos a Seus pequeninos”.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Portanto, a primeira coisa a fazer é identificar a gravidade e a intenção das palavras proferidas pelo agressor. Se o xingamento foi isolado e não causou grandes transtornos à vítima, uma opção é tentar ignorar ou responder de forma educada, para evitar que a situação se agrave.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Reaja com humor. Fazer uso do humor ao reagir a provocações e insultos é bastante eficaz. O humor pode suavizar uma situação tensa, desarmar o agressor e até mesmo minar o que foi dito. Tente fazer uma piada quando alguém o provocar ou insultar.

As ofensas registráveis por este canal são aquelas relacionadas aos crimes contra a honra: injúria, calúnia e difamação. O crime de ofensa ocorre quando o autor imputa à vítima: A prática de um crime sabendo que ela não o praticou (calúnia – Art.

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

Quando nos humilhamos perante Deus e até mesmo os homens, o Senhor nos exaltará. " Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado ” (Lucas 18:14).

A Bíblia diz que devemos abençoar e orar pelas pessoas que nos fazem mal. Em vez de desejar o mal contra outra pessoa, devemos vencer o mal com o bem. Deus fará justiça, mas nós precisamos aprender a ver os inimigos como pessoas que precisam de amor.

Romanos 12:18 diz: "Se é possível..." Mas Deus exige que perdoemos a todas e todos sem exceção, que vivamos em paz em relação às pessoas. Nem sempre isso é o que acontece, nossa falta de perdão é real quando escolhemos manter a amargura, deixando-a amadurecer em ressentimento em nossos corações.

Para responder a um insulto de forma inteligente, precisamos evitar um sequestro emocional. Em vez de deixar as emoções assumirem o controle, precisamos ativar nosso pensamento lógico, concentrando-nos nos fatos. O sequestro emocional ocorre quando consideramos esse insulto um ataque ao nosso ego.