Como lidar com palavrões?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Finja, realmente, que não escutou. Com frequência, as crianças falam palavrão para chamar a atenção dos pais. Se perceberem que esse tipo de comportamento não rende a atenção desejada, perderão o interesse por ele. Fique calmo(a) e aja com naturalidade.

Alguns experimentos mostram que vocalizar um palavrão pode fazer com que uma pessoa adquira maior tolerância à dor e maior limiar de dor em comparação com palavras neutras. Existem até mesmo dados que mostram como algumas pessoas apresentam aumento de força física após xingar.

Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defenda que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações desconfortáveis do dia a dia.

Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos.

De acordo com uma pesquisa feita com 276 participantes, pessoas que falam palavrão são mais honestas e íntegras do que aquelas que não costumam usar palavras chulas no cotidiano.

Em geral, a prática do educador varia de acordo com a linha pedagógica. O que não muda é a convicção quanto à postura do corpo docente: professor não pode dizer palavrão.

Como você pode lidar com palavrões?

  1. Faça uma pausa antes de dizer qualquer coisa. Você não deve dar muita atenção a comportamentos indesejados, diz Sperling.
  2. Pergunte por que. ...
  3. Resolução de problemas juntos. ...
  4. Explique um comportamento aceitável. ...
  5. Incentive a compreensão através de perguntas. ...
  6. Seja concreto.

Desgraça
Esta é uma das palavras mais populares quando o assunto é termos amaldiçoados. “Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Síndrome de Tourette impressiona quem não a conhece.

Muitas vezes, palavrões são manifestações emocionais, seja de raiva, surpresa, alegria, etc. Quando não são insultos, servem para realçar a intensidade de uma ideia ou evento. Na adolescência, os hormônios e emoções estão à flor da pele, sendo mais intensos. É natural, portanto, que isso se reflita no vocabulário.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo no Brasil não especifica regras sobre o uso de palavrões durante os atendimentos. No entanto, destaca a importância do respeito e da dignidade na relação com o paciente. O uso de palavrões ou linguagem informal depende do contexto e da relação entre psicólogo e paciente.

O que fazer quando seu filho fala palavrão?

  1. Dê o exemplo.
  2. Não demonstre suas emoções.
  3. Dê outras opções.
  4. Explique o peso destas palavras.
  5. Palavras inventadas não existem.
  6. Não recorra a castigos.

Expresse os seus sentimentos com respeito à provocação. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Eu fico irritado quando você fala essas coisas porque acho que o meu cabelo está fantástico". Diga o que você quer que aconteça. Por exemplo: "Eu quero que você pare com as provocações a respeito do meu cabelo.

É possível processar alguém por me xingar? A resposta é sim. Os xingamentos são considerados crimes de injúria e, neste caso, estão previstos no Código Penal Brasileiro.

COMO COMPROVAR QUE FUI VÍTIMA DE CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA? É totalmente possível comprovar através de mensagens de celular, gravações (ligação ou de vídeo), postagens em redes sociais e testemunhas.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

No entanto, mesmo que xingar seja um hábito comum entre diversas espécies, ele não é bem aceito pelos humanos. Isso porque os xingamentos são considerados palavras “ruins” e “inapropriadadas”. Logo, a sociedade reprime e julga a prática de xingar, seja uma única vez ou constantemente.