Como lidar com pais de alunos chatos?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Tendo isso em vista, separamos aqui ótimas dicas de como lidar e evitar pais insatisfeitos com a escola:

  1. Escute o que os pais dos alunos têm a dizer;
  2. Coloque-se no lugar dos pais;
  3. Não tenha medo de assumir a responsabilidade;
  4. Proponha soluções e determine os prazos para que elas sejam efetivadas.

Comunique o Conselho Tutelar em caso de negligência, abandono ou maus-tratos. Se a escola identificar casos de negligência, abandono ou maus-tratos, precisa comunicar o Conselho Tutelar imediatamente. Não tenha medo de tomar esta atitude, pois a função do órgão é proteger a criança e o adolescente.

Listamos abaixo algumas dicas para tentar reverter essa situação.

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. O diálogo é sempre uma boa alternativa para a resolução de problemas. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Promova exercícios de respiração.

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

Em um diálogo podemos falar mas precisamos ouvir, ouvir os pais, ouvir os professores, uma escuta ativa e sensível e uma fala coordenada”, diz. Para a professora é preciso primeiro escutar atentamente o que a família tem a dizer. “Não é escutar e estar ali só de corpo presente, é ouvir mesmo, com sensibilidade.

Em uma situação de indisciplina, é preciso, sim, manifestar contrariedade. Sem exaltações, mostrar ao aluno que todo o grupo é prejudicado vai ajudá-lo a perceber as consequências de suas ações e aprender como agir em outras situações similares.

A pesquisa concluiu que a indisciplina é causada, sobretudo, pela desmotivação do aluno e que isso é consequência ou tem ligação direta com outras causas como: a desvalorização do ensino formal ofertado pelas escolas, a falta de autoridade do professor, dentre outras.

Ela deve ser envolvida quando você identificar um comportamento atípico que está prejudicando o desempenho escolar ou as relações do aluno, como problemas de saúde, suspeitas de patologias, mudanças de atitude, dificuldades emocionais, de relacionamento ou de aprendizagem.

Vale lembrar que a determinação da carga horária vem do Ministério da Educação. Sônia destaca que a tolerância é de 15 minutos, e de 30 minutos para casos de “exceção da exceção”.

Mantenha as famílias informadas sobre os projetos de aula, lição de casa e outras tarefas, realizações dos alunos e quaisquer problemas ou preocupações que possam surgir. Apresente como a escola pretende se comunicar com os pais e responsáveis durante o ano e pergunte a melhor forma para eles.

Para que os estudantes estabelecerem uma relação de respeito com você, é essencial que você os trate da mesma forma. Em nenhum momento você deve adotar uma postura de superioridade, porque assim estará destruindo toda a confiança que criou ao longo do tempo com a turma.

Trocar “Aluno é agressivo e sem limites” por “Aluno demonstra agressividade em situações de conflito e usa meios físicos para alcançar o que deseja”. Trocar “Aluno distraído em sala de aula e sem uma boa estrutura familiar” por “Aluno não demonstra interesse nas atividades propostas e parece desligado da realidade.

Todos saem perdendo quando situações de indisciplina se estabelecem no ambiente escolar. Além disso, a indisciplina pode ser um foco de tensão entre famílias e a escola. Os mais prejudicados, neste sentido, são sempre os alunos.

Versatilidade e comunicação. Além da atenção aos seus alunos e da capacidade de inovar na sala de aula, um ótimo educador também deve se manter flexível no ambiente escolar. Diante de desafios e situações especiais, é preciso buscar alternativas saudáveis e construtivas para auxiliar os seus alunos.

As perguntas podem abranger desde questões sobre a criança como também qual a expectativa que a família tem em relação à escola. Depois, meça o interesse dos pais pelas reuniões. Busque entender o que eles esperam desses encontros. As informações recebidas pelos responsáveis podem ajudar no planejamento da reunião.

Ele continua sendo o de transmissor de conhecimentos científicos e facilitador do aprendizado, porém agora a distância. Já os pais têm a missão de dar apoio emocional e estimular o interesse pelo estudo.

O que o aluno fala para a professora e gosta de receber dos pais? Resposta: Presente.

Segundo a juíza, nesses casos, a ação pode ser proposta contra a escola, contra o professor diretamente ou contra ambos, recaindo sobre qualquer um deles — ou sobre os dois — o dever de indenizar o estudante lesado pelo educador.

Este caracteriza-se por ser uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada, e que expõe as pessoas a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à sua integridade psíquica.

Relacionada à desordem, ao desrespeito referente a normas de conduta e à falta de limites, a indisciplina é geralmente centralizada no aluno e nas suas relações durante o cotidiano escolar.