Como lidar com o tratamento de silêncio?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Recusar-se a ouvir, falar ou responder a um parceiro é chamado, algumas vezes, de "tratamento silencioso". Muitas pessoas ignoram emocionalmente seus parceiros para magoá-los, puni-los ou manipulá-los.

Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes o silêncio tem muito a dizer, carregando em sua aparente falta de palavras uma intensidade tamanha de sentimentos, uma grande carga emocional, às vezes mais significativa do que uma enxurrada de palavras. O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar.

A primeira dica muito importante é: não confronte a pessoa falando que ela é narcisista. Dificilmente ela vai aceitar e, além disso, é possível que ela diga que na verdade o narcisista, ou tóxico, é você. E se você estiver num momento frágil, o alto poder de manipulação do indivíduo pode te convencer.

Não tenho medo de você
Não levar essas ameaças a sério é uma boa maneira de mostrar a ele que não está intimidada. Assim que notar que o narcisista está tentando deixar você acuada, seja clara e, de uma forma tranquila, diga “não tenho medo de você e das suas ameaças. Pode fazer o que achar que deve. Não me afetará.”

Por outro lado, o narcisista terá um comportamento obsessivo com quem o ignora. E para o resto da sociedade, ele fará com que eles acreditem que foi ele quem terminou a relação. Isso se deve à imagem muito superior que eles têm de si mesmos em relação aos outros.

Se, em algum momento, este espelho se rebelar e falar de suas falhas, erros e palavras depreciativas, o narcisista dificilmente pedirá desculpas. Ele não vai fazer isso porque não tem um sentimento de culpa. No caso do Transtorno Narcisista de Personalidade, é comum que a empatia seja muito baixa.

Como um narcisista reage à rejeição
Devido a sua necessidade excessiva de atenção e aos sentimentos de grandeza e prepotência, essas pessoas se sentem realmente frustradas quando são rejeitadas por alguém ao seu redor.

Além de sabotar a vida do casal, o silêncio também sufoca a necessidade de se expressar dos dois. Quando você pode expressar seus sentimentos livremente, as chances de se expressar de forma incorreta são bem menores.

O tratamento do silêncio é uma forma de punição, que consiste em ignorar alguém durante um período de tempo. É o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Faça drama. O que mais empolga muitos narcisistas é receber atenção e vivenciar situações dramáticas. Quando você interagir com a pessoa, tente mostrar um lado ousado e contestador. Ela vai adorar estar com alguém que parece imprevisível, ainda mais se ficar nos holofotes.

Se a persuasão, a culpa e os comportamentos de chamar a atenção não puxarem você de volta para o relacionamento com ele, o narcisista fará a promessa de mudança de comportamento para ser uma pessoa melhor. De repente, o narcisista vai dizer que entende por que você está chateado e que está pronto para ir embora.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

Não se sinta na obrigação de responder ou solucionar o problema, apenas escute. Depois busque refletir sobre o que ouviu e tente perceber se tem algo amável, estratégico ou importante para dizer e por favor não esqueça, se o que você deseja falar não vai acrescentar em nada, fique em silêncio.

Sabe porque o silencio machuca? Porque ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas. Sabe porque a traição dói tanto? Porque nunca vem dos inimigos e sim das pessoas que mais amamos na vida.