Como lidar com o que não podemos mudar?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Isso vai mudar o foco da sua atenção e fazer você entender que não há nada errado em superar o que aconteceu. Escolha uma frase que faça sentido para o seu caso, como "Eu desisto" ou "Tudo bem eu aceitar as coisas".

É preciso mudar o foco da sua atenção, ver o lado positivo dos acontecimentos e focar na solução dos problemas. Aceite o momento presente como ele é. Muitas vezes isso nos obriga a adiar projetos para o futuro e fazer mudanças na nossa vida. A aceitação não significa aprovação, mas torna as coisas mais fáceis.

Tente prestar atenção ao que está sentindo nesse momento, e acolha esses sentimentos, emoções, memórias e sensações. Respire lentamente, e apenas observe seus pensamentos. As nossas emoções têm valor adaptativo e servem para nos preparar para as ações necessárias ao lidar com um estímulo relevante em nosso ambiente.

Na minha visão, precisamos entender e praticar os 3 tipos de aceitação citados:

  • Aceitação da vida.
  • Aceitação de si próprio.
  • Aceitação das pessoas.

Uma pessoa que não se aceita fica sofrendo excessivamente por não ser aquilo que suas falsas expectativas sobre si desejam. Elas se punem por tudo aquilo que elas consideram fazer de errado. Quem não se aceita vive com um sentimento de culpa tão grande que ela acaba se tornando um “pet” de estimação.

As melhores dicas de como superar uma perda

  1. Não ignore o luto, sinta sem medo. ...
  2. Você não precisa passar por isso sozinho. ...
  3. Não se isole. ...
  4. O luto não tem tempo. ...
  5. Desapegar não é esquecer. ...
  6. Aos poucos, volte à rotina. ...
  7. Procure ajuda profissional.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Pode ser um problema do passado, problemas com autoestima, vergonha, culpa ou alguns desníveis neurobiológicos. Sente-se infeliz, mesmo quando deveria estar bem. Sentimentos de fracasso ou que sua vida não é boa suficiente.

Aceitar a si mesmo não é uma tarefa fácil, pois existem diversos componentes interligados, desde enfrentar o medo e sair da zona de conforto, até ter coragem para ver aquilo que não gostaria de ver. No entanto, entrar nessa jornada é de extrema relevância para o seu bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.

A aceitação permite que, olhemos de frente as nossas fraquezas. Diminuímos as cobranças de sermos fortes ou fracos e não nos importamos em como as pessoas nos veem. Com isso, a vida fica leve, pois devemos ser quem somos, nada mais. Não precisamos ser quem não queremos, apenas para agradar alguém.

Aceitar as pessoas como elas são é necessário porque as diferenças existem para nos ensinar a importância do respeito e, também, para que um possa aprender com o outro, o que é maravilhoso. Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?

Como aceitar minha personalidade e quem somos?

  1. Tomar decisões livremente de acordo com o que acredita;
  2. Não aceitar menos do que merece e não vivenciar situações que não fazem bem;
  3. Não se importar com a opinião dos outros;
  4. Ser você mesmo sem medo de rejeição;
  5. Saber dizer “não” sem se sentir mal.

Psicólogos explicam que muitas questões emocionais estão entrelaçadas à maneira como nós nos enxergamos, o que pode dificultar ou facilitar o processo de se aceitar como é. Infelizmente, na maioria das vezes, essas questões o tornam complicado, mas não impossível.

Um psicólogo italiano em seu livro “Apaixone-se por si mesmo”, descreve os 4 pilares da autoestima, são eles: Autoconceito (tudo que pensamos sobre nós mesmo), Autoimagem (tudo que pensamos sobre a nossa aparência física e apresentação), Auto reforço (é a nossa capacidade de se reforçar) e a Autoeficácia (é o quanto ...

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.