Como lidar com o desprezo no trabalho?

Perguntado por: ereal7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Confira algumas dicas que vão te ajudar a lidar com a rejeição dentro do ambiente de trabalho.
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Lidando com a rejeição no processo seletivo

  1. Aceite a frieza dos números. ...
  2. Administre a ansiedade. ...
  3. Solicite um feedback. ...
  4. Não permita que a rejeição o defina, mas aprenda com ela. ...
  5. Tenha paciência até que o emprego certo seja seu.

Converse com a pessoa para entender por que aquela rejeição está ocorrendo. O diálogo pode ser doloroso às vezes, mas é uma importante ferramenta para esclarecimentos em geral. Evite levar as situações para o lado pessoal. Você só acredita nas críticas que receber se quiser.

“Você pode evitar isso simplesmente estabelecendo limites e distanciando-se quando necessário. Uma ótima maneira de estabelecer limites é pedir que o queixoso diga como pretende resolver o problema. Assim, pode ser que ele se acalme e redirecione a conversa para algo produtivo”.

Incentive bons relacionamentos
O primeiro passo para combater as panelinhas no trabalho é incentivar o bom relacionamento entre todos os membros da equipe. É comum que algumas pessoas costumem ver seus pares de trabalho como concorrentes diretos, o que provoca um clima de constante competição.

A especialista aconselha que você procure por outras pessoas que estão sendo afetadas da mesma forma que você e se conecte com elas. “A melhor maneira de fazer com que alguém no poder se preocupe com esse tipo de funcionário manipulador é mostrar que se trata de um problema generalizado", explica.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Como lidar com o sentimento de exclusão no trabalho?

  1. Avalie até que ponto a exclusão está acontecendo por conta de terceiros. ...
  2. Procure demonstrar proatividade nas tarefas corriqueiras. ...
  3. Comunique-se mais com as outras pessoas. ...
  4. Trabalhe a sua autoestima e autoconfiança. ...
  5. Converse com os seus gestores.

Origem. Muitas vezes o sentimento de rejeição pode ter sua origem em vivencias da infância onde pessoas significativas como pais, professores, parentes e pessoas de convívio próximo possam ter agido de forma a instalar a rejeição.

Outra consequência comum do complexo de rejeição é o isolamento social. Pessoas solitárias geralmente acreditam que não são bem-vindas já que foram machucadas diversas vezes pelo sentimento de rejeição. Desse modo, preferem se manter reclusas.

Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. Aceitar a realidade como ela é não implica em se resignar tampouco silenciosamente concordar com quem lhe causou mal. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para seguir em frente, deixando a situação incômoda no passado.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.
  1. Mantenha a calma. ...
  2. Seja cordial, mas evite se aproximar. ...
  3. Evite o isolamento, busque conexões com outros colegas de trabalho. ...
  4. Quando se sentir confortável, tente chamar o seu colega para uma conversa. ...
  5. Converse com o gerente da sua equipe.

As provocações costumam piorar quando causam reações raivosas, portanto, reagir de forma tranquila e indiferente é uma boa ideia. Em vez de começar a chorar ou gritar com a outra pessoa, tente reagir da forma mais discreta possível, isso vai mostrar que você não está com medo e não liga para o que está sendo dito.

A primeira coisa a se fazer, caso você não possa sair da empresa agora, é falar com um profissional de RH da empresa. Leve as suas questões, dúvidas e sugestões e explique porquê você está sentindo que trabalha em um ambiente tóxico. Além disso, a auto-hipnose pode ajudar muito nos momentos difíceis no trabalho.

Como identificar um colega de trabalho falso
A dica é, portanto, observar. Você vê alguma divergência ou incoerência entre as falas e os atos dele? Ele se comporta de forma manipuladora com algum colega? O teor das suas conversas é sempre de julgamento sobre os atos de outras pessoas?

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Existem algumas atitudes que você pode adotar para lidar da melhor forma com pessoas maldosas.

  1. Inteligência emocional. Você não pode controlar o comportamento dos outros, mas pode controlar as suas respostas e a forma como deixará que isso o afete. ...
  2. Comunicação não agressiva. ...
  3. Empatia. ...
  4. Feedback.

Como principais características de um chefe tóxico, que pratica assédio moral, os executivos apontaram desonestidade, agressividade, narcisismo e incompetência.

Tente sair da posição estanque subordinada à sua chefe. Seja maior que a posição. Tente colocar todo o seu foco naquilo que você pode fazer para melhorar os resultados e o ambiente. E procure, na sua empresa, pessoas com as quais você se identifica, pessoas que te inspirem e busque se aproximar delas.