Como lidar com homens de ego inflado?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Como lidar com egos inflados

  1. Dar feedbacks. Muitas vezes o que se fala para alguém dói menos do que a forma como as pessoas se expressam. ...
  2. Investir em gestão do conhecimento. ...
  3. Gerir as competências.

Ele se sente seguro na superfície das ações, lidando com questões preto no branco, mas quando entra no campo das emoções, onde existem forças ocultas e sentimentos ambivalentes, ele recua e fica acanhado.

Blog e Notícias

  1. Dificuldade em aprender com os próprios erros. A pessoa com bastante ego, tem muitas dificuldades em assumir que errou, assim nunca conseguindo aprender com os próprios erros. ...
  2. Não respeita o conhecimento dos outros. ...
  3. Precisa de elogios para se sentir bem. ...
  4. Falta de humildade. ...
  5. Inteligência Emocional.

O ego alto/inflado nada mais é do que uma ilusão, uma distorção na realidade que nubla nossa vista e nos faz ver um mundo que não é verdadeiro, um mundo em que o eu é incrível e capaz de fazer qualquer coisa, então o mundo precisa se colocar de joelhos diante desse eu.

Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor. 2. Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira.

Criticar as habilidades financeiras de um homem é a mesma coisa de chamá-lo de fracassado. Além disso, isso fará com que ele associe a sua imagem à da mulher menos sexy da vida dele: a mãe. Quando você passa a usar frases do tipo: "eu sei o que é bom pra você", é sinal de que está começando a tratá-lo como filho.

Mostre interesse nas coisas que o interessa e faça com que ele perceba isso. Isso é algo que ele irá se lembrar porque é importante para ele. Por exemplo, você pode não saber muito sobre o esporte que ele gosta, mas mostrar entusiasmo pela vitória do time ou um gol mostra que você, pelo menos, demonstra interesse.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Quando o ego está ferido, ele se recusa a ver, ouvir ou perceber qualquer verdade que não seja a que ele mesmo declara. Esse é o seu principal mecanismo de defesa. Pois, para sobreviver, ele precisa estar certo no seu modo de se ver, de ver as outras pessoas e de ver o mundo em geral.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

As armadilhas do ego não são esboçadas unicamente através do abuso, da egolatria de quem deseja mais, de quem se acha melhor do que ninguém, ou precisa mais de algo do que qualquer outra pessoa. Estes problemas do nosso desenvolvimento pessoal também são materializados pelos sentimentos de carência.

É importante lembrar que o ego inflado pode ser prejudicial para a saúde mental e os relacionamentos pessoais e profissionais de uma pessoa. Por isso, é importante procurar ajuda se você ou alguém que você conhece manifesta um comportamento excessivamente arrogante ou exibicionista.

Uma pessoa com problema de “ego” costuma ser desagradável, egoísta, maliciosa, destrutiva e tende a julgar de maneira negativa os demais. O ego precisa mostrar continuamente uma boa imagem para a sociedade, afinal, ele não é nada humilde. É como uma ilusão, uma fantasia que coloca a pessoa acima dos demais.

Um ego potencializado, poderia criar um indivíduo apegado demais à realidade, rígido e incapaz de flexibilizações com regras ou estruturas. Normalmente, esse ego extremado é incapaz de ser espontâneo. Por exemplo, expressar impulsos do ID, ou mesmo com a falta de um sentimento pessoal do que é certo e errado.

Um conto de fadas moderno. Onde o ego existe, o amor desiste. Se uma pessoa tem que mudar uma porção de coisas pra ser alguém que você gostaria de estar, você simplesmente não gosta dela tanto assim. Esse é o problema: pessoas que acreditam que precisam de uma metade, alguém que se encaixe em tudo que desejam.