Como lidar com gente do mal?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Tente ter empatia pela pessoa.
Você pode encarar a situação pelo ponto de vista dela para manter a compostura. Imagine outra perspectiva por um segundo e tente entender por que a pessoa é tão irritante. Tenha empatia e mostre compaixão para manter a calma.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Ouça sua intuição quando achar que tem algo estranho e não duvide da sua percepção. Caso duvidar, converse com várias pessoas de confiança sobre o que aconteceu e, se possível, pessoas neutras que não estão sob o domínio do(a) psicopata. Podem ser bem eloquentes e costumam mentir muito, inclusive, trapacear.

Algumas vezes, a melhor forma de manter a calma é se afastar — portanto, quando a pessoa agir de forma particularmente irritante e você sentir que está prestes a explodir, retire-se do ambiente e dê uma volta no quarteirão, vá ao banheiro, ou compre alguma coisa para comer.

Se tivermos sabotadores em nossa vida, talvez um colega de trabalho, nosso chefe ou algum amigo, é melhor se afastar dele. Se forem familiares ou pessoas que não podemos evitar, então é preciso deixar seus comentários em quarentena ou olhá-los com compaixão: falam do seu próprio medo.

As pessoas que irritam os demais têm problemas com a empatia. Para elas, é difícil entender que geram situações tensas e desagradáveis. Inclusive, muitas vezes se sentem orgulhosas por serem rejeitadas pelos outros, e justificam esta rejeição em função de uma certa superioridade.

Atração é um processo multissensorial
Dessa forma, pensamos na atração como uma coisa que vem do coração, entretanto, o cérebro é o responsável por determinar o nosso interesse. Nesse sentido, ele processa todos os sentidos envolvidos da nossa vivência até chegar naquilo que ficamos deslumbrados.

Como assumir os próprios erros

  1. Reflita. Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.
  2. Saia do modo automático. ...
  3. Saia do papel de vítima. ...
  4. Perdoe-se.

Concentre-se nas coisas positivas.
Caso se sinta mal com o fato de alguém não gostar de você, tente fazer algo que possa ajudá-lo a melhorar. Se adora malhar, vá para a academia e esfrie a cabeça. Os amigos também podem ajudar, pois saber que existem pessoas que gostam de você poderá lembrá-lo da sua importância.

Procure pelo indicador de leitura em sites e aplicativos como Facebook, Instagram ou Whatsapp. Caso haja uma grande lacuna de tempo entre suas mensagens e a resposta da pessoa, ou se não houver uma resposta, provavelmente ela não quer falar com você. Observe se ela fica off-line quando você a envia uma mensagem.

Um comportamento agressivo pode indicar que a pessoa está de de mau humor, teve um dia ruim ou, simplesmente, não gosta de você. Mas aí é que está o x da questão: não gostar de alguém não nos dá o direito de sermos grosseiros. Agressões gratuitas revelam uma imaturidade emocional muito grande.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

Quando as relações familiares são tóxicas, o cenário é diferente. Os conflitos muitas vezes são múltiplos e ocorrem com frequência. É normal que não haja diálogo ou que ele seja agressivo e acusatório, desviando o foco dos problemas para questões pouco significativas.

Quando o núcleo familiar é tóxico, afastar-se é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.

Quando nos questionamos se somos uma pessoa ruim, isso pode ser o sinal de uma mudança pessoal significativa. E pode ser uma forma muito difícil de autoconhecimento, por isso é sempre importante contar com a ajuda de um psicólogo.