Como lidar com críticas e elogios?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Afinal, ninguém evolui só com elogios. Acredite, a pessoa que te aponta falhas está te fazendo um favor. Pode ser difícil digerir na hora. Mas se a crítica é construtiva — ou seja, te desafia a ir além e fazer melhor — ela representa um necessário ensinamento.

Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse. Além disso, críticas desagradáveis lançadas aos outros fortalecem a autocrítica tóxica.

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

Crítica destrutiva: foca no que o outro tem de pior. Exemplo: Você é muito preguiçoso! Nunca arruma a casa! Crítica construtiva: os comentários se referem ao comportamento, não aos defeitos do outro.

Aprenda a agradecer
Se você quer lidar com a critica de forma receptiva a primeira coisa a se fazer é agradecer quando alguém está tentando te ajudar. Demonstre compreensão com o que foi dito pela pessoa e agradeça para que ela entenda que pode lhe ajudar sempre que sentir que é necessário.

Mas, vamos acrescentar alguns pontos para te ajudar com as críticas mais particulares —por assim dizer:

  1. Lembre que cada um tem sua personalidade e seu jeito de resolver as coisas. ...
  2. Ouça para entender, não para se defender. ...
  3. Procure ver na crítica um pedido. ...
  4. Não faça promessas vazias.

O egocêntrico não aceita críticas. Ele reage intensamente a opiniões que considera estarem incorretas sobre a sua personalidade ou atitudes.

Quando recebemos uma crítica, geralmente a experimentamos como um ataque pessoal, um comentário doloroso e, em alguns casos, vergonhoso, algo que nos machuca e incomoda. Por isso, muitas vezes lidar com as críticas não é tão fácil e uma das nossas primeiras reações é nos colocarmos na defensiva.

Uma das melhores maneiras de lidar com uma pessoa na defensiva e de reeducar seu comportamento é transmitir alegria, mostrar as coisas boas da vida e das pessoas e como, na verdade, o perigo pode se converter em algo insignificante, aleatório e com probabilidade muito baixa de ocorrer.

Por que isso acontece? De acordo com o psicólogo norte-americano Rick Hanson, o cérebro pode funcionar como uma esponja, capaz de repelir o que é positivo e reter o que é negativo. Ou seja, temos a tendência a valorizar mais aquilo que perdemos do que o que ganhamos, o que também gera um sentimento mais negativo.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.

Experimente limitar as interações. Mesmo que nem sempre seja possível evitar totalmente um colega de trabalho, você pode se empenhar em manter o mínimo contato possível com a pessoa. Evitar interagir é provavelmente o modo mais fácil de lidar com a situação.

Nestes casos o melhor é se desligar, não entrar em discussão com elas, e ir fazer o que precisa e deixando-as de lado, sem desprezo, mas entendendo que você não precisa perder sua serenidade por causa de alguém que parece não estar interessada em querer cultivar boa amizade e não merece tirar sua paz mental.

Confira abaixo 4 dicas para fazer críticas de forma positiva:

  1. Tenha um objetivo. Ao fazer uma crítica, você precisa ter um objetivo. ...
  2. Crie um ambiente neutro. Você precisa criar um ambiente neutro para fazer a sua crítica. ...
  3. Seja breve. Seja breve quando fizer uma crítica. ...
  4. Explique o seu objetivo.

5 dicas para enfrentar o medo das críticas e do julgamento

  1. Aceite seus pensamentos.
  2. Reconstrua sua forma de pensar.
  3. Se exponha aos poucos.
  4. Não tenha medo de perguntar.
  5. Não se preocupe com os erros!