Como lidar com comentários negativos no trabalho?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Passo a passo para lidar com um feedback negativo

  1. Antes de tudo: escute. ...
  2. Peça exemplos. ...
  3. Não deixe que isso abale sua autoconfiança. ...
  4. Reflita sobre o que foi dito. ...
  5. Comece as mudanças.

A melhor forma de lidar com o feedback negativo

  1. Não tenha pressa para reagir. ...
  2. Obtenha mais informação. ...
  3. Dê um sinal das mudanças. ...
  4. Depois do feedback negativo, não seja um mártir solitário. ...
  5. Mantenha em mente que a mudança é apenas mais uma opção.

Comece a reunião com feedbacks positivos, depois passe para os negativos. Não enrole: exponha rapidamente do que se trata a conversa e não deixe o funcionário ansioso . Depois de dar o feedback negativo, ouça o que o colaborador tem a dizer. Ouça atentamente e não o interrompa.

Para que você não permita que comentários negativos afetem você, confira algumas dicas a seguir.

  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

Como dar um feedback negativo: 5 passos para aplicar

  1. 1 – Exponha a situação de forma objetiva. ...
  2. 2 – Use informações concretas sobre o problema. ...
  3. 3 – Explique as consequências dessa ação. ...
  4. 4 – Sugira maneiras de melhorar no futuro. ...
  5. 5 – Reafirme a compreensão do problema e defina expectativas para o futuro.

Para responder feedbacks de clientes é preciso seguir algumas boas práticas, sendo elas: chame-o pelo nome, agradeça o comentário, seja breve na resposta, seja cordial, incentive uma ação, ofereça atendimento adequado em caso de problemas com o produto ou serviço e personalize suas respostas para cada ocasião: elogios, ...

6 dicas de como receber um feedback negativo no trabalho

  1. 1 – Não fique na defensiva. ...
  2. 2 – Encare tudo como uma crítica construtiva. ...
  3. 3 – Não se desculpe demais. ...
  4. 4 – Não reaja com impulsividade. ...
  5. 5 – Faça as mudanças necessárias. ...
  6. 6 – Siga em frente.

Seja pró-ativo e busque já alguém de sua equipe com quem esteja postergando uma conversa, seja para evidenciar um problema, seja para elogiar um mérito. Em algum tempo, você mesmo transformará o modelo de Performance em Feedback com sua própria perspectiva pessoal.

Situação 4: exemplo de feedback positivo para o chefe
Você pode usar a frase abaixo para dar um feedback positivo ao seu chefe: “Passei muito tempo neste projeto e significou muito para mim o seu reconhecimento. Obrigado por destacar o meu trabalho”.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Resista à tentação de revidar, seja pessoalmente ou pela internet. Não responda comentários maldosos com mais agressividade. Evite falar mal da pessoa depois. Na hora você pode até se sentir aliviado, mas isso também não resolverá o problema.

Críticas sem propósito não causam mal somente a quem as recebe. Elas também prejudicam quem as fazem com tanto fervor, aumentando a sensação de mal-estar, o mau humor e o estresse. Além disso, críticas desagradáveis lançadas aos outros fortalecem a autocrítica tóxica.

Os fatores que levam ao excesso de crítica são a não aceitação, dificuldade em conviver com diferenças, ver no outro aquilo que incomoda dentro de mim, insegurança, necessidade de controle e consequentemente uma baixa autoestima.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.