Como lidar com as fofocas da família?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo

  1. Coloque limites. Por mais que você goste do seu familiar que fala mal de todo mundo, estabeleça uma relação restrita e cautelosa a respeito das coisas que você conta da sua vida. ...
  2. Não leve para o lado pessoal. ...
  3. Tenha Inteligência Emocional.

Mude o assunto.
Tente fazê-lo sem culpar o espalhador de boatos, ou ele pode passar a despejar toda a raiva sobre você. Quando a fofoca começar, diga algo como "ei, nós deveríamos planejar o que vamos fazer hoje à tarde, depois do trabalho". Com isso, geralmente, o assunto é esquecido.

Tome um tempo para respirar profundamente e pensar em como você quer abordar o problema. Procure a fonte do problema: ao invés de simplesmente aceitar o que a outra pessoa está falando sobre você, é importante que você tente descobrir quem está falando mal de você e o motivo de ela estar fazendo isso.

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).

Pode ser uma pessoa carregada de necessidades sociais e emocionais ainda não compreendidas. Ora, a fofoca é algo relativamente natural na vida humana, mas deixa de sê-lo na medida em que passa a afetar de maneira considerável e negativa a vida do indivíduo e daqueles que vivem ao seu redor.

Mentiras podem sair do controle.
Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

A fofoca é uma ação que, geralmente, é verbal, mas pode ser (também) não verbal. Como aqueles olhares, cutucões que, parecem sublinhar as falhas e os erros dos outros. Fofocar é uma ação que tem, como intenção, denegrir a imagem do outro. Portanto, o que vai nos ajudar a identificar o que é fofoca é a intenção.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.

De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos. E não se engane: ninguém está imune a isso.

Quem fala mal de mim pelas costas está no lugar certo, atrás.

Se a pessoa que só fala de si mesmo é um amigo, você tem algumas alternativas. A primeira é tentar puxar assunto sobre outras coisas – isso na maioria das vezes não funciona. A segunda é dar um toque, com muita delicadeza, nele ou nela.

Além disso, a fofoca gera sensação de alívio, como se um peso estivesse saindo das costas da pessoa, principalmente se vier gerando uma mobilização positiva. Como por exemplo, ajudar terceiros ou avisá-los de algum “perigo”, ou até como forma de desabafo.

Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.