Como lidar com alguém que está bravo?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como lidar com pessoas agressivas de todas as idades?

  1. Evite contratacar. ...
  2. Ajude a pessoa agressiva a se sentir compreendida;
  3. Acalme-a e mostre o quanto o comportamento agressivo é intolerável;
  4. Use a razão mais do que a emoção;
  5. Procure não interromper a pessoa no meio de um ataque de agressividade;

Escolha bem o local e a hora para conversar.

  1. Deixe claro que gostaria de conversar, em vez de surpreendê-lo com uma conversa repentina. Mesmo que não esteja lá muito empolgado para falar, ele certamente vai agradecer o aviso.
  2. É importante conversar em um ambiente no qual não serão interrompidos por amigos ou familiares.

É comum que sentimentos de amor e ódio façam parte dos relacionamentos românticos, por mais contraditório que isso pareça. Isso ocorre por causa das expectativas que as pessoas nutrem em relação ao outro: quando esperança é frustrada, pode ser que o indivíduo acabe desenvolvendo rancor, raiva e até ódio.

Reaja à raiva com paz e calma.
Se ele gritar, fale com calma. Se você não botar lenha na raiva, ele vai se acalmar mais rapidamente. Mesmo que seja difícil, se você agir da mesma forma, só vai piorar o problema. Controlar as suas emoções em uma situação como esta é bem complicado.

Expresse para o (a) parceiro (a) que você não tolera este tipo de atitude. E que se há algum problema emocional, é preciso buscar recursos para resolvê-lo. Disponha-se a ajudar, mas deixe claro os limites e a necessidade de respeito na relação.

Como lidar com alguém irritado

  1. Tenha presente qual é a SUA intenção. ...
  2. Transforme o seu julgamento em curiosidade. ...
  3. Identifique quais são as necessidades do seu interlocutor. ...
  4. Mais do que tudo, satisfaça a necessidade do outro de ser ouvido. ...
  5. E se nada funcionar?

Oração para acalmar uma pessoa
“Deus de infinita misericórdia, peço que nesse momento toque o coração de (fale o nome da pessoa), para que esse ser humano possa pensar melhor sobre suas atitudes, seus problemas e na maneira como vem agindo. Senhor, acalme (fale o nome da pessoa), em nome do Precioso Sangue de Jesus.

Sinto muito por estar sendo injusto com tudo o que me proporcionas, não me entenda mal ou não me ache um mal agradecido, mas na verdade são tantas dificuldades que me sinto cansado. Deus sei que nem deveria ter a coragem de lhe pedir nada, mas sou tão insignificante que sem teu apoio eu não conseguiria.

Meu desculpe por ser tão complicada, meu amor. Eu sei que preciso melhorar na comunicação e nas minhas atitudes com você. Espero que estes desentendimentos sejam superados para que a nossa relação continue sempre firme e forte. Não se esqueça que eu te amo muito e que eu só quero te fazer feliz.

Nessas situações, o melhor é ir até determinado ponto e, caso esse limite seja ultrapassado, esperar um pouco. Vale lembrar que é importante deixar claro que está aberto(a) a conversar e espere que o outro tome a atitude quando estiver pronto para solucionar o desentendimento.

Segundo Diamond, o homem pode enfrentar um estado de ansiedade, frustração e raiva associado a flutuações hormonais, como a diminuição do nível de testosterona e o aumento do estrogênio. Normalmente, não é o indivíduo que está sofrendo as oscilações de humor que percebe a situação, e sim os que o rodeiam.

Pessoas raivosas querem se sentir autocapacitadas
Além de substituir a dor, a raiva também pode fazer com que uma pessoa se sinta poderosa. A raiva deixa as pessoas energizadas, com uma sensação de controle. Ou seja, quando alguém te deixa impotente a raiva é uma forma de restabelecer o controle sobre tudo.

Basicamente, você deve expor o que sente e como se sente. Fale sobre como as atitudes ou palavras da outra pessoa fizeram você se sentir. Refira-se apenas aos seus sentimentos. Não tente adivinhar ou atribuir sentimentos ao outro.

Demonstre apoio, não desdém. Não importa se você concorda ou não com as questões da sua namorada. Lembre-a de que você está do lado dela e leve-a para um lugar com mais privacidade, dizendo que não tem problema se ela quiser chorar. Reafirme que você está lá para dar apoio.

O ódio pode surgir das crenças e preconceitos que temos, de conflitos entre grupos e dos problemas econômicos, ou das turbulências e promessas políticas que frustram as pessoas.

O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia. Mas a lista de problemas não para por ai. O quadro de raiva excessiva pode acarretar cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais.

Você pode simplesmente se afastar da situação, deixar para resolvê-la mais tarde ou praticar mais algumas técnicas de relaxamento para se acalmar. Se optar por se afastar da situação, encontre um local para se acalmar e não deixe a raiva se acumular. O mais importante é não reagir à raiva com agressividade!

Observe a linguagem corporal e tente encontrar sinais de que a pessoa não gosta de você. Uma pessoa que o odeia não se inclinará em sua direção durante a conversa e não se interessará pelo ato de estar falando com você. Também é uma possibilidade que os braços estejam sempre cruzados durante a conversa.

Como o ódio e a raiva prejudicam a saúde
O acúmulo de ódio e raiva pode aumentar no organismo a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que, além de prejudicar o bem-estar emocional, ainda atrapalha o sono, resulta em aumento de peso e até mesmo problemas cardíacos.

Como lidar com pessoas ignorantes

  1. Seja direto. Quando a pessoa for grosseira com você, converse com ela e fale sobre como você se sente. ...
  2. Não absorva. ...
  3. Releve. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Dê o exemplo. ...
  6. Mude o foco. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.