Como lidar com a saudade do passado?

Perguntado por: agonzaga4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Por isso, separamos 7 dicas de como lidar com a saudade neste período da quarentena:

  1. Não segure o choro. ...
  2. Aceite esse sentimento. ...
  3. Utilize vídeos chamadas. ...
  4. Seja grato pelos bons momentos. ...
  5. Respeite o seu tempo. ...
  6. Lembre-se dos bons momentos. ...
  7. Viva o agora.

No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica.

É a sensação de saudade originada pela lembrança de um momento vivido no passado ou de pessoas que estão distantes. É um sentimento melancólico geralmente produzido em pessoas que se encontram longe da sua terra natal e sente saudades da sua pátria, do seu lar e de coisas que lhe são familiares.

Uma dica é olhar para o passado e tirar lições de tais experiências. Ao perceber situações semelhantes no presente, tente uma nova abordagem, um novo caminho. Retorno e enfrentamento: não há maneira melhor para superar um trauma do passado do que retornar ao local / situação e enfrentar o problema.

5 dicas para superar o passado e se tornar mais feliz

  1. Reconheça que está na hora de seguir em frente. Sofrer pelo que passou não adianta. ...
  2. Faça uma lista. Se o que já foi feito não tem como ser mudado, ao menos podem servir de aprendizado para o futuro. ...
  3. Tenha confiança. ...
  4. Faça meditação. ...
  5. Aprenda a perdoar.

A depressão remete muito ao passado, por frustrações, medos e incertezas relativas a uma fase da vida que já passou. A ansiedade tem muito a ver com o futuro, porque normalmente é uma tentativa de controle do amanhã.

Isso acontece porque, quando não temos outras prioridades e não são realizadas novas atividades para sair da rotina, é mais provável que passar muito tempo pensando no ex se torne um hábito, o que pode ser muito prejudicial psicológica e emocionalmente.

Então, é normal sentir saudades da infância e não querer crescer. Seja qual for o motivo, não se pode perder tempo lamentando um passado que não existe mais e que não vai reaparecer. Isso impede que você experimente a alegria no momento presente.

Quando estamos saudosos, alguns sintomas são clássicos: rompantes de irritação, picos de tristeza e apatia, episódios de mania, dificuldades para dormir e para se alimentar e um mal estar generalizado.

— Muita gente usa mal o termo saudade, para definir uma lamentação do que não se tem. Quem fica nessa tristeza e apatia pode adoecer fisicamente, porque o organismo começa a sofrer devido à ausência de espírito e vitalidade no corpo.

12,4 meses

Quanto tempo dura a saudade, de acordo com um estudo
Enquanto 54 por cento dos participantes (58 por cento entre os homens, 50 por cento entre as mulheres) afirmaram que nunca experimentaram qualquer doença de amor, os resultados opostos podem ser usados para calcular o seguinte: A saudade dura em média 12,4 meses.

A saudade é o que você sente ao lembrar de situações que passou, pessoas e prazeres que deixou para trás. Já a nostalgia, além da saudade, provoca um sentimento de que o que foi vivido é melhor do que o que a vida oferece no presente. Ou seja, a nostalgia é a tristeza ao lembrar do passado e querer voltar.

A saudade adviria do fato de que nós humanos não lidamos bem com o perder, com o ausentar-se das coisas e dos outros. Para Freud, o humano se define pelo apego.

A saudade pode nunca ir embora, mas é possível tomar algumas atitudes para aliviar a dor. Comece identificando seus sentimentos e suprindo suas necessidades emocionais. Depois, distraia-se com atividades construtivas. Se puder, atenue a saudade mantendo-se em contato com a pessoa da qual você sente falta.

6 dicas para superar seus traumas emocionais

  1. Reconheça e aceite o trauma. ...
  2. Busque apoio e orientação profissional. ...
  3. Pratique autocuidado. ...
  4. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis. ...
  5. Crie uma rede de apoio. ...
  6. Cultive a resiliência e o perdão.

Um número muito pequeno de pessoas é capaz de lembrar de quase todos os detalhes de sua vida. Elas têm a síndrome de hipertimesia. Se fornecidas uma data, elas são capazes de nos contar onde e o quê estavam fazendo naquele dia em particular.

O apego ao passado ou futuro pode facilmente voltar quando não se está focado nos seus pensamentos.

  1. Prestar atenção nos seus pensamentos. ...
  2. Praticar atenção plena. ...
  3. Lembrar-se sempre de se manter no presente. ...
  4. Fazer terapia. ...
  5. Ser autêntico. ...
  6. Desapegar-se de seus ressentimentos.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.