Como lidar com a rejeição de um amor?

Perguntado por: imata . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

Como lidar com a rejeição amorosa?

  1. Aceite o que não depende de você Entender que você não tem controle sobre os sentimentos do outro é o primeiro passo para começar a superar um amor não correspondido. ...
  2. Valorize-se. ...
  3. Confie em você ...
  4. Permita-se viver um novo amor. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Muito legal da sua parte". "Tá tudo bem. Gostei de te conhecer um pouco!".
...
"Ah, valeu por ser sincera. Muito legal da sua parte".

  1. "Obrigado por não sumir sem dar satisfação. Se cuida!"
  2. "Pelo menos vc mandou a real. Obrigado! ...
  3. "Obrigado por explicar a situação.

É preciso dar um novo significado aos sentimentos ruins entrelaçados na ideia de rejeição. Embora dolorosa, a rejeição pode ser um caminho para uma realidade melhor ou um aprendizado para não cometer o mesmo erro. Procure encontrar as lições presentes também nestas situações.

Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. Aceitar a realidade como ela é não implica em se resignar tampouco silenciosamente concordar com quem lhe causou mal. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para seguir em frente, deixando a situação incômoda no passado.

Reconhecer que vive um estado de dependência emocional de outra pessoa, seja um amigo, familiar, namorado ou cônjuge, é uma etapa crucial para lidar com esse quadro. Em seguida é preciso realizar um trabalho de autoconhecimento para compreender de onde vem esse apego, essa necessidade de confirmação por outra pessoa.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Rejeitar significa resistir, desprezar ou recusar algo ou alguém. Não dá para desprezar o fato de que a rejeição é uma das feridas emocionais mais profundas e difíceis de lidar. A rejeição se faz presente em diferentes âmbitos da vida social. Pode ser amor, trabalho, amigos, família.

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

A exclusão pode fazer com que você se sinta triste e se menospreze. A conversa interior positiva pode ajudá-lo a lutar contra esses sentimentos negativos e se sentir melhor após ter sido rejeitado. Depois de ser excluído, tire algum tempo para se olhar no espelho e diga algo motivacional a si mesmo.

A pessoa não quer aceitar que foi rejeitada emocionalmente e isto tem uma correlação neuronal muito forte. O desejo de estar com alguém e não poder estar com essa pessoa é vivenciado de forma similar aos dependentes quando perdem uma substância que gera prazer e é então quando a procuram com mais força.

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

A seguir, veja três passos para se libertar, se perdoar e, portanto, seguir em frente para construir novas histórias:

  1. Identifique o que está sentindo. O primeiro ponto para superar um trauma após o término do relacionamento é focar inteiramente em você. ...
  2. Recupere a sua energia. ...
  3. Cuide de si e perdoe-se.

Isso quer dizer que se durante a gestação sua mãe passou por momentos de muito estresse ou se sentiu sozinha e rejeitada, seja por alguém próximo ou não, a origem do seu trauma de rejeição pode ter começado ali, e ao longo da vida foram apenas reforçados.

O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.

Compreenda que se desligar emocionalmente não é se tornar uma pessoa mais fria e/ou egoísta. Pelo contrário, é uma forma de humanidade e de autoconhecimento. Mais amor e menos medo: o desligamento emocional é o primeiro passo para que a pessoa deixe de ter tanto medo da vida, das situações, de tomar iniciativa.