Como lidar com a mentira no relacionamento?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

É importante colocar o companheiro(a) no seu lugar, lidando com o desconforto de uma possível mentira feita por você. Dessa forma, ele vai sair do protagonismo e vai entender como a mentira pode causar inseguranças e fazer mal à saúde da relação”, finaliza Fesa.

Mentiras no relacionamento sempre são algo ruim e podem trazer muitos problemas. Além disso, uma pessoa que mente em uma relação amorosa está sendo totalmente egoísta, já que provocará sofrimento ao seu parceiro.

Maneiras de lidar com um mentiroso patológico
Você pode ser tentado a questionar o que acredita ser verdade, dando à outra pessoa o benefício da dúvida. Em vez disso, mantenha-se firme no que você sabe ser verdade e permita que a outra pessoa discorde.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Os homens mentem mais até no nome, pois o resultado apontou que 19% dos homens e 6% das mulheres dizem ter usado nome falso ao se cadastrar no site de namoro. A segunda informação mais distorcida pelo sexo masculino é a idade, sendo 18% deles, contra apenas 2% das mulheres.

Ele não confia em você Outro motivo que leva à mentira é a falta de confiança, como já mencionamos. Por algum motivo ele pode não confiar em você, por isso, prefere mentir para você. Nesse caso, é importante que você mostre para ele que é alguém confiável e que ele pode confiar em você.

O mentiroso patológico esconde bem as suas emoções. Ele não demonstra indícios que possam indicar a inverdade de suas palavras. Como mente com frequência, domina o controle de suas feições e linguagem corporal. Também não sente culpa ao mentir, mesmo quando tem certeza que a mentira prejudicará a vida de terceiros.

Demonstre empatia.
Para estabelecer confiança, mostre que compreende a outra pessoa e demonstre empatia pela situação. Ela ficará mais disposta a dizer a verdade se não tiver medo que você exploda, portanto, aja como se compreendesse o motivo da atitude dela.

6 truques da ciência para flagrar um mentiroso

  1. A face da verdade. O psicólogo americano Paul Ekman descobriu que o rosto faz 43 movimentos diferentes. ...
  2. Repita a pergunta. Quanto mais verdadeira a história, mais detalhes ela precisa ter. ...
  3. Ouça a voz. ...
  4. Olhe os membros de baixo. ...
  5. Mire nos olhos. ...
  6. Sinta tensão.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

A mentira é, de alguma forma, natural e, apesar de crescermos ouvindo que é “feio” ou “errado”, a mentira tem uma função política para a sociedade e psíquica para o indivíduo. Às vezes utilizamos esse recurso para agradar ou proteger quem amamos.

Confronte-o com honestidade e transparência.
Em vez de dizer: "Eu sei que você está mentindo" ou "Você é um mentiroso", dê uma oportunidade para que ele seja sincero. Diga: "Eu acho que você está preocupado com alguma coisa ou que existe algo que não queira me contar.

Confira 5 mentiras que os homens contam quando traem

  • A mulher que você viu é apenas uma amiga. Você pode tê-lo visto agindo sorrateiramente com outra pessoa. ...
  • Você não tem nada com o que se preocupar. ...
  • Ela que está interessada em mim e eu não quero magoá-la. ...
  • Você estava ocupada. ...
  • Aconteceu apenas uma vez.

Mentir muito pode se tornar um transtorno psicológico e até uma doença, quando a mentira deixa de ser esporádica e passa a ser muito frequente. Nesses casos, a pessoa cria um personagem e passa a viver essa fantasia, sem discernimento entre o real e o imaginário.

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

A mentira destrói a confiança | Frases curtas de amor, Frases de amizade, Frase para refletir.