Como lidar com a insubordinação de funcionários?

Perguntado por: balencastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Indubitavelmente, a melhor maneira de lidar com casos de ato de indisciplina ou de insubordinação está numa boa gestão de pessoal. Por isso, tenha uma conversa sincera com o colaborador desrespeitoso. Certifique-se de que ele tem conhecimento da situação e dos erros cometidos.

Coloque-se no lugar do empregado: use um tom de voz empático, de modo que não seja muito suave nem muito duro ao se dirigir à equipe. Procure se preparar para as reuniões com antecedência, pensando em como os funcionários vão tentar fugir do assunto e na forma como você irá reagir para evitar conflitos.

Postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; pessoa com conduta ilegal, que age sem respeito ou em desleixo; que conduz seu modo de agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

Solicitamos que adeque seu comportamento às normas e costumes da empresa, afim de manter a disciplina necessária para uma boa convivência com seus colegas de trabalho.

O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Como ser um líder admirado no trabalho e inspirar a equipe

  1. Mostre autoconfiança. O primeiro passo para ser um bom líder é confiar em si mesmo. ...
  2. Seja um melhor ouvinte. ...
  3. Dê um bom exemplo. ...
  4. Seja capaz de energizar as pessoas. ...
  5. Tenha inteligência emocional. ...
  6. Defina objetivos claros. ...
  7. Foque no autodesenvolvimento.

4 passos para lidar com colegas de trabalho desagradáveis

  1. Saiba o que incomoda.
  2. Não compartilhe defeitos.
  3. Não forneça muita informação sobre você
  4. Preserve seu (bom) humor.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

O Que Fazer Quando Não Te Respeitam

  1. Trabalhe. Existem atitudes que você pode tomar para ser mais respeitado, para que as pessoas ouçam em silêncio quando você for falar por quererem ouvir as palavras que você tem a dizer e uma delas é o trabalho sério. ...
  2. Tenha Iniciativa. ...
  3. Tenha Certeza Se O Que Você Vai Falar Contribui.

Art. 474 - A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa narescisão injusta do contrato de trabalho. DA NULIDADE/REVERSÃO DA JUSTA CAUSA.

Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento. Ou seja, na prática, a advertência continua sendo válida mesmo que o colaborador se recuse a assiná-la.

A incontinência de conduta são os descontroles dos atos praticados pelos empregados em relação ao seu comportamento sexual, são as obscenidades que praticam, a libertinagem, a pornografia, a falta de respeito ao sexo oposto ou à pessoas do mesmo sexo, regra em geral, podendo atingir a sua forma mais grave que ...

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

Desse modo, a advertência verbal deve ser feita pedagogicamente, sem impulsividade, com isso, o funcionário deve entender que o erro não pode ser cometido novamente. Outra dica é dar abertura para que o colaborador advertido faça perguntas ou se justifique, caso queira.

O que o patrão não pode fazer com o funcionário?

  • a) Alterar o contrato de trabalho sem o funcionário saber.
  • b) Humillhar o funcionário - assédio moral.
  • c) Não pagar o FGTS e INSS.