Como lidar com a dor de perder um animal de estimação?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Se alguém está triste há bastante tempo com a partida do seu animal de companhia, é bom procurar um psicólogo e fazer psicoterapia para lidar com essa angústia”, conta. Pessoas próximas podem acolher, escutar, respeitar e incentivar o indivíduo em luto a pensar nos bons momentos que viveu ao lado do animal.

O luto por um animal de estimação é tão forte quanto qualquer outro. Portanto, não tenha medo de buscar uma ajuda profissional para lidar melhor com esse problema. Procure um psicólogo para conversar e aprender a lidar melhor com a saudade.

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

A dor de perder o seu pet pode ser muito difícil e cada um supera essa perda em seu próprio tempo. O luto é extremamente normal e tudo bem se você e sua família sofrerem a partida. Caso tenha filhos, explique a perda do pet para as crianças de forma que eles compreendam que a morte é parte da vida.

Os hoardings ou acumuladores de animais são indivíduos que possuem um transtorno mental, registrado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que é caracterizado por uma compulsão em abrigar bichos sem ter condições financeiras, emocionais e habitacionais.

Os cães são anjos protetores que absorvem tanto de você como dos lugares que habitas as vibrações de desequilíbrio. Depois se purgam com água, plantas e outros elementos. Eles até se sacrificam por você quando há más energias que podem te afetar.

Seja presente. A sua companhia é muito importante para ajudar o gato de luto a superar o sentimento de perda. Você pode passar um tempo brincando com o pet, escovando os pelos ou simplesmente fazendo um carinho. O que vale é estar mais presente no dia a dia, nem que seja apenas para estar ao lado do animalzinho.

Convivendo com o luto pelo cachorro
Ao contrário do que muitos pensam, ele não se aplica apenas à perda de pessoas, mas à perda dos animais também. Por isso, é normal você se sentir incapaz de realizar suas atividades rotineiras, ficar angustiado, chorar, ter insônia entre outras reações comuns em enlutados.

Segundo o espiritismo, o espírito do animal encarna em outro. Segundo Chico Xavier, se tratados com respeito, amor e carinho, após o desencarne, ... Nada diferente dos seres humanos, quando um animal desencarna (morte terrena) seu espírito é recebido por outros responsáveis de cuidá-lo e ...

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

O Cardeal Ratzinger fez eco aos ensinamentos oficiais da Igreja, como se lê no Catecismo Católico, diz claramente que:- "os animais são criaturas de Deus, que os rodeia de sua solicitude providencial (Mt 6, 16)". Por sua simples existência, o bendizem e dão glória (Dn 3, 57-58). Também os homens lhes devem apreço.

Quando eles morrem, o processo de reencarnação deles é muito rápido, pois trata-se de um ser que não carrega as mazelas que nós, humanos, levamos conosco. Na grande maioria das vezes, os cães voltam para seu antigo dono, mas com formato, cor, tamanho, raças diferentes.

ANDA: Os animais são sencientes e têm consciência de si mesmos. Portanto, o sofrimento deles diante de situações como vivissecção, abate e torturas justificadas como “esportivas” é inegável.

Sinto saudades do meu querido cachorro que partiu e levou com ele um pouco do meu coração! As saudades do meu amigo canino apertaram hoje e eu só posso agradecer por ele ter me dado o prazer de conviver com ele! As saudades serão eternas, assim como meu amor por você!

Angústia, irritabilidade, ansiedade e falta de apetite. Esses são alguns sintomas que acompanham a dor do luto. Essa sensação não acontece apenas na perda de entes queridos, também ocorre, muitas vezes, na hora da despedida de um pet, uma vez eles podem ser considerados membros da família.

Assim como podem sofrer e sentir dor, porém, os animais também são capazes de sentir alegria, prazer, satisfação e demais sentimentos positivos ou negativos que um ser humano consegue sentir.

Segundo ela, cão tratado como gente tem doença de gente, como ansiedade, compulsão alimentar (que leva à obesidade e com isso a dezenas de outras patologias), comportamentos obsessivos, automutilação, transtorno de separação, gastrite, doenças autoimunes, alterações na microbiota intestinal (disbiose), “e todas as ...