Como lidar com a cobrança dos outros?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Colocar-se no lugar do outro e manter a noção de respeito é um dos pontos mais importantes para atenuar conflitos. Seja no aspecto pessoal, seja no profissional, essa competência auxilia a compreensão e a percepção das necessidades do outro.

Flávio Augusto: 6 dicas para lidar com a pressão

  1. Viver estressa. Em qualquer hipótese, desde a hora que você acorda, você passará por estresse. ...
  2. Você é livre. Tudo o que você faz é porque você quer. ...
  3. Faça uma pausa. ...
  4. Faça um detox digital. ...
  5. Não tenha medo de mudar. ...
  6. Olhe adiante.

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Por que nos cobramos tanto? Conforme dissemos acima, quando falamos em autocobrança excessiva, estamos falando de algo que está relacionado, principalmente, ao desejo, que surge em uma pessoa, de querer sempre se superar e superar também aquelas com as quais convive.

Nos cobramos para conseguir atender diferentes expectativas, muitas vezes levando a uma sensação de prazer, satisfação e motivação. Porém, a autocobrança em excesso tem efeito oposto do esperado. A pessoa se vê cada vez mais insatisfeita e desmotivada – em casos mais intensos, até paralisada.

Segundo o dicionário, “cobrança” é o ato ou efeito de cobrar dívidas, e “emocional” é o que provoca sentimentos de grande intensidade. Um dos aspectos humanos que é recorrente nas pesquisas feitas pela psicologia é a cobrança que depositamos nas coisas, nos outros e, principalmente, em nós mesmos.

Dicas para não se cobrar tanto

  1. Não se compare com outras pessoas. ...
  2. Permita-se cometer erros. ...
  3. Identifique e potencialize seus pontos positivos. ...
  4. Busque ajuda. ...
  5. Tire um tempo para descansar. ...
  6. Pare de procrastinar. ...
  7. Tente focar "no todo" e não nos detalhes. ...
  8. Procure aceitar críticas construtivas.

5 Estratégias de cobrança para aplicar em médias e grandes empresas

  1. Ter uma régua de cobrança. ...
  2. Manter a base de dados atualizada. ...
  3. Fazer a cobrança preventiva. ...
  4. Definir a melhor abordagem para cada cliente. ...
  5. Utilizar ferramentas de cobrança.

A violência psicológica é uma das espécies de violência contra a mulher e está prevista no art. 7º, II, da Lei Maria da Penha, da seguinte forma: Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: […]

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

4 aspectos da segurança psicológica no ambiente corporativo
Se expressar; Interagir; Aprender; Pertencer.

Quais as melhores práticas para exercitar esse controle?

  1. O que fazer quando está estressado. O estresse é algo que afeta, diretamente, nossas relações no ambiente de trabalho e em casa. ...
  2. Ter o autoconhecimento. ...
  3. Aprender a lidar com sentimentos negativos. ...
  4. Respeitar seus limites. ...
  5. Fazer exercícios físicos. ...
  6. Trabalhar a respiração.

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica utiliza sua aparência física e age de maneira indevidamente sedutora ou provocante para chamar a atenção dos outros. Ela com frequência age de forma submissa para reter a atenção dos outros.

Muitas pessoas passam a vida se cobrando para acertar o tempo todo, não admitem falhas, e precisam ter o controle de tudo, para que possam se sentir seguros, sempre buscando a certeza de que serão sempre dignos de amor, e de que o seu lugar na vida do outro está resguardado.

Uma ação importante para lidar com a autocobrança é colocar sua saúde mental acima de tudo e não se sobrecarregar com atividades, pessoas ou qualquer outra coisa que exija demais de você de uma maneira negativa.

Sinais que você se cobra demais (e nem percebe)

  1. Sempre pensa que deveria ter feito melhor;
  2. Sofre muito quando recebe críticas;
  3. Se julga quando erra;
  4. Tenta agradar a todos o tempo todo;
  5. Se culpa por descansar;
  6. Faz de tudo para não discordarem de você;
  7. Sente culpa quando não dá conta de algo.

A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

O acúmulo de dívidas é um problema que, muitas vezes, é encarado como algo sem saída. E esta perspectiva pode gerar um estado mental de irritabilidade, estresse, mal humor, desânimo, medo, tristeza, ansiedade e até doenças como a depressão.

Como fazer uma cobrança amigável

  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.